sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Porque sou nordestina e também não tenho medo de falar!

Dedico esta postagem à Sophia Fernandes.



Mais uma vez. Como se não bastasse a Mayara Petruso, ano passado. Como se não bastassem as inúmeras pessoas feridas pelo golpe da Christus no ENEM deste ano. Hoje, para a desgraça ser completa, aparece uma moça, bonita, sulista, 18 anos (ou seja, maior de idade), com uma quiçá mente "privilegiada", em pleno Twitter fazendo comentários de pura xenofobia contra os nordestinos. O post acima fiz questão de retweetear sim, para não me esquecer de ler e de sentir total VERGONHA por uma pessoa como esta - que, não preciso lembrar, né? Não é a única em nosso país, que abrange tantas e tantas formas de preconceito.
De todos os lados.

Entretanto, os comentários dessa senhorita ferem extremamente qualquer brio nordestino - ou mesmo de algum brasileiro com o mínimo de NOÇÃO DE NACIONALIDADE. Claro que também alguns dos argumentos dela podem até ser levados em conta: ah, o gaúcho é chamado de gay. Beleza, não a desminto - quantas piadinhas existem sobre isso? Entretanto, há um abismo enorme em ser referido como HOMOSSEXUAL (que é um ser humano como qualquer outro e, portanto, merece muito respeito) e NÃO SER GENTE. Se nordestinos não são gente, então o que são? Burros de carga para a sociedade mais abaixo?
Será possível que essa moça não se dá conta dos absurdos que diz?
Não. Talvez seu mundo dos sonhos a leve para ilusões infantis demais.


"Um povo que não sabe o que é respeito"
Concordo. Mas, qual povo?
Todos nós. Aqueles que levam à sério a brincadeira de que o Acre não existe, que no Rio Grande do Sul só mora viados, que na Bahia o povo só vive preguiçando 24 horas por dia, que o Pará é só Calypso e nada mais presta...
Isso também é xenofobia. E muitas vezes fazemos essas brincadeiras sem pensar...
(me inclua na lista, não sou santa)
Mas, porém, contudo, todavia, é preciso pensar no que significa FALAR, a chamada "liberdade de expressão". Internet não é terra sem lei, e não é porque os nordestinos são "coitados" que há tanta visibilidade nesta questão. Se "diariamente" há xenofobia, porque não se denuncia? Porque, normalmente, não existe - ou se existe, não são coisas tão pejorativas e estúpidas...
A sensação que me dá é que essa CRIANÇA apenas fez isso para aparecer... Ou tem a mente deturpada. Só isso justifica.


Decididamente, eu tenho que lançar essa pergunta: depois de tanta IMUNDÍCIE CRIADA, você esperava que as pessoas fossem ao seu timeline lhe elogiar, pelo menos 100% delas? Não... Eu não estou aqui para defender ninguém que tenha lhe ofendido, claro. Há manifestações de fúria e ofensas. Não preciso apelar para o baixo calão para me manifestar como INDIGNADA às suas palavras. Assim como não aceitaria ser chamada de ANIMAL por ter minha opinião e não concordar com a sua - e ter todo o direito de, assim como você não pediu licença para expôr isso ao mundo, também pôr minhas palavras e pôr a cara à tapa!
Acredito sim na liberdade de expressão, mas pessoas como a Sophia demonstram francamente o quanto à FALTA DE CONSCIÊNCIA é crucial para desafiar essa nossa liberdade por anos batalhada e finalmente conquistada!



Enfim, o 4º mundo aqui... Que, por sinal, ORIGINOU praticamente todo o País, só para lembrar, tá...? Deseja que você PENSE. Que você aja como ADULTA e pare de usar o ataque como defesa de seus atos. Quem propaga a XENOFOBIA e o PRECONCEITO é condenado do mesmo jeito, com ou sem argumentos de menino apelão, que joga todo mundo na lama para não cair sozinho...
Não sei que quero lhe pedir DESCULPAS se ofendi ou não. Nem pelas pessoas que lhe ofenderam; até porque, você não vai se desculpar por ofender a mais de milhões de nordestinos e descendentes Brasil afora, né? E, como é do seu feitio, usa-se do código de Hamurabi "olho por olho, dente por dente" - embora ninguém tenha visto nenhum olho e nenhum dente alheio que justifique sua fúria de criança raivosa.
Eu apenas lhe desejo JUÍZO. Porque, com certeza, isso não ficará impune.

Saudações de uma estudante, de 25 anos, taurina, PERNAMBUCANA, torcedora apaixonada do SPORT CLUB DO RECIFE, amante incondicional do NORDESTE e de TODO O BRASIL.

=)

2 comentários:

Adna Lívia disse...

Perfeito! Parabéns pela coragem e ousadia!
Também sou Nordestina, Recifence com Amor, e não pretendo me calar aos ataques dessa insana!
Muito Bom Mesmo!
Lívia Couto

Rafaela Maia disse...

É isso mesmo... Tbm sou uma RECIFENSE, torcedora apaixonada do SPORT CLUB DO RECIFE, amante incondicional do NORDESTE e de TODO O BRASIL.
Concordo plenamente com tudo que foi dito, não podemos aceitar esse preconceito imenso que ocorre todos os dias.
Boa Tarde!!!

Será que você também aguenta esse aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...