sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Orgulho de ser nordestina - Uma resposta a Mayara Petruso



Prezada Mayara,

Não te conheço, não sei como é a sua vida, a sua rotina. A única coisa que eu sei é que você mora em São Paulo, um estado que - evidentemente - é um dos estados mais importantes deste país, haja vista a sua posição em relação aos negócios e a população aí existente - a maior do país.
E também, sei que, no domingo, na sua "dor" de ter visto o seu governador ser derrotado nas urnas, soltou barbaridades a respeito de toda uma população que, de certa forma, também contribui para que o seu estado seja do jeito que é. Me deu nojo de ler o que li, e que fiz questão de destacar em cima dos meus escritos. N-O-J-O. Não há descrição mais justa que essa.

Minha cara, você pensou, pesou e ponderou, como estudante de Direito que é, de como suas palavras poderiam ser interpretadas? De como seu desabafo preconceituoso desencadeou outras palavras de outras mentes tão atrasadas como a sua? De como isso bateu na cabeça de todo e qualquer nordestino deste país, independentemente de quem ele tenha votado? Você não bateu simplesmente em 18, 3 milhões dos 55 que votaram em Dilma, você acertou em quase 54 milhões, em todos os 9 estados deste Nordeste multicultural, deste Nordeste de tantas faces, pensares e atitudes!
Você foi muito infeliz em seu comentário... Não há desculpa para isso.

Me pergunto: O que você sabe da Região Nordeste? Muito pouco, pelo jeito, né? Sua noção de história é muito contemporânea, o que é bizarro para alguém que quer ser advogada. Lembremos, minha cara, que o Nordeste, por muito e muito tempo, em especial durante os séculos de Brasil Colônia, carregou todo este país nas costas. Em especial, dois estados: a Bahia (a primeira capital deste país) e Pernambuco (que, com a sua cana-de-açúcar, segurou o país inteiro e, com o seu idealismo, lutou para que este país fosse o que fosse hoje - não é à toa que, mesmo na história recente, na luta pela redemocratização deste Brasil, os pernambucanos estiveram na luta). E então, minha querida? Vocês falam mal da gente, mas vocês também tem o nosso sangue! Pois foram nordestinos que desceram para aí e começaram a desbravar novos espaços neste país. Foram nordestinos que levantaram Brasília, foram nordestinos que encararam a fase da borracha no Norte. Será possível que a história recente deste Estado tão rico esquece o passado?

Relação dos Estados onde Dilma venceu - Até o Sudeste!
E Mayara, você se deteve assistindo tudo? Olhando pela Internet? Pois, tirando seu estado, o Sudeste levou Dilma ao poder. A majoritária do Norte também. Mesmo o Pará, que elegeu um tucano para ser governador, mesmo ali a nossa presidenta venceu. Perdemos no Sul e no Centro-Oeste (com exceção de Brasília, claro!), tudo bem. Não quero ficar discutindo os lauréis de quem venceu aqui ou ali. Mas simplesmente te dizer: SE não fosse TODOS estes votos, Dilma não estaria onde está. Se quer botar culpa em alguém, coloque em todos os 56% das pessoas que votaram nela, não em uma parcela do país.




Dessa crise eleitoreira e sem-sentido, ocasionaram comentários cada vez mais estúpidos, tolos e estapafúrdios. Mais exemplos, clique aqui.
Sabe, minha cara? Não posso falar pelo Nordeste todo, mas me orgulho inteiramente de SER NORDESTINA e de NUNCA TER VOTADO EM TUCANO, EM ESPECIAL O SERRA. E sabe por quê? Durante muito tempo, seu estado foi a menina dos olhos do governo de FHC, deixando nós à margem de um país que é de todos nós!  E hoje, pelo menos no meu estado, um dos maiores do Nordeste, posso te ressaltar: temos sim o Bolsa Família, mas também, neste mês, atingimos um índice recorde em empregos criados por aqui. Temos universidades públicas em vários locais do Interior, nós que durante muito tempo, só tínhamos duas e uma estadual que tinha "taxa de manutenção", ou seja, nada pública. Temos um estaleiro que irá gerar mais empregos para nós, e até mesmo para vocês que estão aí com seu orgulho paulistano. 
Não "nos vendemos" por comida, mas por melhores condições que só conseguimos nestes oito anos. Há muita coisa a ser feita, e eu destaco isso; agora, se fosse realmente assim, se nós que votamos em Dilma somos "mortos de fome", o que você diria dos cariocas? Dos mineiros? Pois também votaram nela!
Infelizmente, um fato gerou preconceitos ridículos. Tudo porque ninguém lembra de onde veio, de onde este Brasil começou. Pelo fato de serem "o maior Estado", podem falar de meio mundo, mas são capazes de colocar palhaços, estilistas e políticos polêmicos no poder - e com altos índices de votação! De onde foi que saiu o Paulo Maluf? O Celso Pitta? Onde é a base política de José Dirceu? (isso pra você não dizer que estou sendo apenas esquerdista).
Coisas toscas como "não ter Internet"... Hahaha. Ou como "nunca pegaria nordestina"... Tenho certeza que tem muita gente que eu conheço (paulistas, inclusive) que não teriam essa sua opinião preconceituosa, senhor Maxi! Por experiência própria - e posso nem ser tão gata (aliás, eu nunca fui gata!) como as mulheres de seu estado... E claro, tem muita gata aí que adoraria provar do "tempero nordestino", pois acham os nossos homens muito sensuais. Por quê será, hein? =)

Para a minha tristeza, cara Mayara, coisas ditas por você, por Maxi e tantos outros que coloquei como exemplo e os que rolam Twitter, Facebook e Orkut e outros espaços afora, não são exclusividade sua. São a ideia fixa de uma parte da sociedade brasileira que pensa que ser nordestino é ser inferior, é quase como ser um dalit tupiniquim, no qual nem se pode pisar a sombra sob o risco de ficar impuro, tal qual o rio Tietê (eu tinha que ser infame, eu tinha!)
Mas outra parte desta sociedade, A NOSSA PARTE, grita para quem quiser ouvir, de qualquer canto deste país e do mundo: EU TENHO ORGULHO DE SER NORDESTIN@! De ser multicultural, de levar em sua cultura nomes consagrados na música (mesmo o Chico Buarque, carioca e de pai paulista, tem sangue pernambucano nas veias, e aí?), na literatura, na política (Lula taí pra quem quiser ver!) e na história desse rico país em que nós TODOS, nortistas, nordestinos, centro-oestistas, sudestinos e sulistas, vivemos e construímos e também destruímos cotidianamente. De ter as melhores festas deste país. De ter lindas paisagens, de ter um povo cheio de contrastes e histórias. De ser rico, de todas as formas possíveis.

E para terminar, Mayara, desejo a você MUITO JUÍZO, e, se um dia você tiver condições, visite nossa região. Nosso povo é hospitaleiro, é inteligente, e vai te ensinar muita coisa. Pense bem nas suas atitudes e aprenda com as consequências do seu erro. E cuidado com esse mundo chamado Internet. Quer queiram, quer não; todo o país e todo o mundo pode nos ver - e atitudes como a sua, graças a Deus e à tecnologia, podem ser vistas, provadas (mesmo que se deletem perfis, sempre existirá um Print Screen no teclado para guardar coisas revoltantes como essa!), julgadas e enfim justiçadas.
Não a quero mal, nem vou perder tempo mandando você pra certos locais. Quero apenas a justiça. Para você e para quem ainda tem o pensamento estúpido e nazista de separação "regional" num país que é uma mistura de todos aqueles que pisaram por esta terra. Brancos, negros, índios, orientais. Católicos, evangélicos, espíritas, muçulmanos, buditas, judeus, umbandistas, ateus. Homens, mulheres. Heteros, gays, lésbicas, bissexuais, transsexuais. Da Serra da Contamana, do Arroio Chuí, da Ponta de Seixas, do Monte Caburaí. Enfim, de todos aqueles que habitam os 8.514.876,599 km² deste país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, que tantos estrangeiros querem conhecer e, os que conhecem, amam.

Que Deus abençoe A TODO O BRASIL, igualmente!

Saudações nordestinas, e especificamente pernambucanas,

Thaís Soledade.


UP's:

Tem gente que não se retrata nunca.
E tem gente que até tenta responder pelos outros. Vide post de Sérgio, irmão de Mayara: http://polegar.blogspot.com/2010/11/peco-deculpas-por-minha-irma-mayara.html
E vale a pena ler também, ó: http://dinha.wordpress.com/2010/11/03/calem-a-boca-nordestinos/
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EMI185435-15230,00.html
http://doisespressos.wordpress.com/2010/11/01/mayara-petruso-e-a-xenofobia-no-twitter/
http://colunas.epoca.globo.com/bombounaweb/2010/11/01/movimento-de-preconceito-regional-surge-no-twitter/

16 comentários:

Erick da Silva disse...

Sou Paulistano, cresci no Rio de Janeiro e tenho pais nordestinos, e concordo plenamente com suas colocações, e morando agora em São Paulo de novo ouço todos os dias o preconceito com negros e nordestinos aqui!Já vi regionalismo gaúcho também, preconceitos idiotas de pessoas que não conhecem o Brasil e o nordeste terra maravilhosa que amo e defendo!!! Grande Beijo Soledade!!!

Dayane Ponciano disse...

Aê Soledade, defendeu com dignidade nossa região. Realmente é rídicula a atitude de alguns paulistanos em relação ao NE. Rídiculas também essas ideias nazistas de sepação em um país como o nosso.
Viva o Brasil,viva a cultura brasileira. E pra todos esses que ainda cultivam pensamentos tão preconceituosos, estudem a história do Brasil!

Bju Parenta!!!

Tarciso Augusto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tarciso Augusto disse...

Thaís, vou censurar parte da queles meus comentários pelo msn. KKKKKKKKKKKKK
Mas fico indiginado por esse preconceito BESTA do pessoal do sul com o nordeste. Moramos na mesma nação que tem sua diversificação cultural, então acho que eles deveriam ter conciência disso. Nós aqui temos essa conciÊncia, mas como eles não tem, isso tudo leva a prova que eles são "OS SEM ESCOLARIDADE" da história. Bem vou encerrar por aqui, se não temrino falando de mais uahsuahsa

Anônimo disse...

Meus parabens! #orgulhodesernordestino

Anônimo disse...

Meus parabens! #orgulhodesernordestino

Ficaki disse...

irmão da Mayara Petruso e carta pedindo desculpas:

http://polegar.blogspot.com/2010/11/peco-deculpas-por-minha-irma-mayara.html

Matuzalém: lobo solitário disse...

O que me consola é saber que a exemplo do que ocorreuem outras ocasiões,o Minstério Público e a Polícia Federal agiram prontamentee, e mostraram a esses "pseudo-arianos",o lugar mais apropriado a sua classe:a cadeia.
Mas,para isso,é preciso que eles sejam denunciados...porque a simples revolta da internet não será o suficiente para coibir isso.Liberdade de expressão sim!Preconceito não!
Se eles fizessem um simples exame de DNA poderiam se surpreender com o quanto somos iguais....

Ficaki disse...

Estou pedindo desculpas por minha irmã, mesmo assim estão me agredindo na net. Não fui eu, mas é minha irmã e estou pedindo desculpas. Se não aceitam, problema de vcs , mas não me recriminem porque eu não recriminei ninguém. Cansei...
Peço desculpas por minha irmã Mayara Petruso http://t.co/5tezujn

Catia disse...

Sou paulistana com avos NORDESTINOS, como muitos por aqui, e tenho muito ORGULHO de ser descente de um povo tao forte e que apesar de toda dificuldade nunca se rendeu e jamais o fara, e que apesar de toda dificuldade sempre carregou culturalmente o Brasil nas costas, e que sao responsáveis pela construcao das grandes cidades e por muitas outras coisas que fazem este pais ser o que e hoje...Nossa gente, que VERGONHA dos comentários postados por Mayara e C&A, nao sao todos os paulistanos que tem essa mentalidade pequena e ignorante, espero que este caso nao fique impune, para servir de exemplo e mostrar que o Brasil nao aceita, preconceito, tampouco discriminação regional ou de qualquer gênero... NOS DESCULPE NORDESTE!

Thaís Soledade disse...

Total de votos válidos: 99.462.514

Total de votos de Dilma: 55.752.092
Total de votos de Serra: 43.710.422

Votos de Dilma no Nordeste: 18.380.942
Votos de Serra no Nordeste: 7.673.776

Votos de Dilma excluindo o Nordeste: 37.371.157
Votos de Serra excluindo o Nordeste: 36.036.646


Faço questão de destacar...Ou seja, pessoas, se o Nordeste não existisse, a diferença seria pouquíssima, mas Dilma ainda ganharia...
Fazero q, né?

Patty AP disse...

Muito me entristece que nos dias de hoje ainda existam pessoas com um pensamento tão retrogrado como essa moça chamada MAYARA... O que me entristece mais ainda é que esse pensamento tenha partido de uma pessoa "esclarecida" ADVOGADA... Que absurdo!!!

Inteligência essa moça tem, fica na ignorância porque assim quer... É essa convenhamos meus caros é a pior das ignorâncias...

Sou Paraense, porém de uma família genuinamente nordestina, tenho amigos nordestinos pessoas que amo e de quem tenho orgulho... O resto é bobagem...
BJUS QUERIDA DEFENDEU DE MANEIRA COERENTE O NOSSO POVO!!!

Ficaki disse...

Deixem minha irmã em paz. Ninguém tem o direito de julgar ninguém. Atire a primeira pedra quem nunca teve seu momento de erro ou de preconceito. Porque não vão atrás dos criminosos que estão soltos, dos políticos que roubam e vcs ainda batem palmas ou votam?

Peço desculpas por minha irmã Mayara Pecuso:


http://polegar.blogspot.com/2010/11/peco-deculpas-por-minha-irma-mayara.html

Kaliza disse...

Adorei seu post, thai. Firme, preciso, disse muitas coisas que estavam aqui na garganta! Estive lendo as "desculpas" do irmão da mocinha... Ele alega que foi "ingenuidade da parte dela", que ela precisa de "orientação" e blábláblá... Ela precisa é de bons modos e de sentimentos como fraternidade! Precisa de noção e de aprender a respeitar o outro, o diferente! É aquilo, pedir desculpas e colocar a irmã como "coitadinha" depois q ela faz m... eh fácil, ne? Mas Thai, tô contigo e num abro! \o/ Orgulho de ser nordestina!

Ligia Lucia disse...

Tenho acompanhado tudo isso desde o começo, sou nordestina também e tenho muito orgulho disso,acabei de ler o post do Hugo de souza no site www.elitesdr.com achei o máximo e gostaria que vcs vissem também, a resposta dele foi inteligentissima e me levou a emoção profunda, assim como o que vc Thís Soledade escreveu aqui no seu blog, mais quero pedir a tds vcs que repudiaram as coisas que essa Mayara escreveu fique atento e vigilante pra que não caia no esquecimento e acabe em pizza como tudo nesse país, vamos exigir, cobrar das autoridades punição pra essa garota e pra esse soutros ignorantes que só falam besteiras também, se preconceito é crime inafiançável que seja feita justiça e que ela pague na cadeia pela sua idiotice..
SOU NORDESTINA COM MUITO ORGULHO E MUITO AMOR!

Unknown disse...

Sou baiano, guerreiro, forte, lutador, venho mesmo do sertão do meu estado, a primeira capital do país... Sou sim filho de uma baiana com um cearense, sou sim um nordestino com orgulho; Orgulho de falar oxente, orgulho de ter as mais belas paisagens deste país, de onde se tira praticamente toda a riqueza do Brasil.
Sinceramente, não tenho raiva e nem muito menos desejo algo de ruim, para esses preconceituosos... Simplesmente tenho NOJO E PENA, Pois são tão impuros para poder falar do nordeste.
Preciso ainda, achar as qualidades que esse povo tem, que faz com que eles sejam melhores que nós: NORDESTINOS.
Temos sim, mulheres lindas, e ressaltando o que foi dito na postagem do blog;
As mulheres dai, são sim, loucas por nós nordestinos, e é como foi dito, porque será? R: Simplesmente, por sermos melhores na cama com as mulheres, por fazermos as mulheres de vocês, sentir o prazer o qual vocês nunca puderam dar...

NORDESTINO COM ORGULHO E BAIANO GUERREIRO.

Será que você também aguenta esse aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...