segunda-feira, 8 de julho de 2019

A banalidade do mal, a incompreensão do real.


Antes de começar isso aqui, vou colocar um adendo importante... Porque, apesar de saber que este blog é lido por 0,00000000000001% da sociedade, também sei que tem muita gente chata, fresca e sem noção que pode comentar aqui. Então...

LOGO AVISANDO:
- Não pertenço a partido nenhum (qualquer coisa, pode pesquisar no TSE), então me chamar de "petista" é atestado de burro.
- Lula não é inocente de todo, mas seu julgamento foi manipulado. E o PT não tá merecendo muito minha solidariedade não.
- Meu primeiro turno foi em Ciro, votei no segundo em Haddad, mas votaria em qualquer um contra Bolsonaro.
- Não gasto meu tempo chamando de "mito" ou "herói" pessoas com algum estudo e com erros crassos de Língua Portuguesa, pra começar.
- Bolsonaro, antes de qualquer coisa, é um idiota que representa seus eleitores.




É EXATAMENTE a partir deste último ponto que vamos deliberar hoje...

Em sua live de quinta (entendam com o duplo sentido mesmo!), o presidente Jair Bolsonaro falou sobre a questão do trabalho infantil.
Não estranhem a fonte, mas eu que não ia dar ibope pra Facebook do indivíduo, aguentem:

Claro que a gente podia começar dando uma lembrada sobre uma contradição claríssima no seu discurso - e que não foi feita "ontem"...
clique aqui e entenda, grata!
... Mas, a mentira já é um forte dos Bolsonaros, é chover no molhado.
*Pausa para ouvir uma musiquinha*



Gente, ao escrever isso aqui, eu peço que você pare. Pense...
PENSE...

via GIPHY

Bom, pensou, pensou e provavelmente tem algum argumento aí escondido. Vou soltar os três principais:

"AH, THAÍS! O BOLSONARO NÃO FALOU SOBRE ISSO, ELE TÁ FALANDO DE TRABALHO MAIS CEDO DIGNIFICAR O HOMEM."
Eu até acreditaria, se não tivesse nunca visto isso:

Ler tudo aqui.

Ou isso:


Beleza, mas, se você quer mesmo acreditar que ele falou "na pureza", sinto muito, mas... Tenho motivos pra não acreditar. Cada um com sua crença.

"MAS, O TRABALHO INFANTIL EXISTE NO BRASIL, O QUE SÃO OS ATORES DA GLOBO?"
(Esse argumento merece um gif fofinho de reação)

via GIPHY

Para responder a esta pergunta, botei como modelo um post do Eduardo Bolsonaro (não vou perder tempo falando sobre os órgãos genitais dele, a ausência de cérebro me incomoda mais), onde ele aproveita para bancar a distraída no rolê.
Mais uma vez, beleza.
O problema deste argumento (o mais fraco de todos) está no fato de que A PESSOA QUE DIZ ISSO NUNCA DEVE TER TOCADO NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) NA VIDA.

Explico: O artigo 60 do Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe que: 
“É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz”
Ou seja, entende-se que o trabalho só é reconhecido quando ostentando um caso específico: o de aprendiz. Assim, no que se refere à aprendizagem do jovem, no artigo 62 deste Estatuto, dispõe-se: “Considera-se aprendizagem a formação técnico-profissional ministrada segundo as diretrizes e bases da legislação de educação em vigor” (avisar que este texto deriva de uma página especializada em Direito, cuja versão completa você clica aqui.).
O que eu quero dizer? Que atores mirins da Globo, obviamente, seguem as regras do ECA e podem trabalhar de boas, até ficarem adultos (SE fizerem sucesso até lá) - até porque, não pensem vocês que não tem fiscalização no meio! O exemplo da novela "Laços de Família" é bem interessante, com a intervenção do juiz Siro Darlan no trabalho das crianças (ops, MENORES DE IDADE, já que teve adolescente de 17 anos no meio), cuja história é longa e você pode ver no site da Memória Globo e numa notícia arquivada no Estadão.
Então, esse papo aí, deixem quieto, que é sinônimo de passar vergonha.



"MAS SE FOSSE SOBRE MACONHA E TRÁFICO, NÉ?"

O bom e velho argumento do preguiçoso mental...
Eu deixo até o tweet do presidente pra vocês, sei lá, né, pensarem na babaquice e na relevância disso para a merda que ele disse...

Até mesmo porque o governo Lula, ao que eu me lembre, nunca forneceu nem uma aula de sexo...

É óbvio, também que, AINDA QUE FOSSE VERDADE O FATO DO BOLSONARO TER TRABALHADO CEDO NA FAZENDA DA FAMÍLIA...


(desculpem, mas eu tava me segurando até aqui pra não mostrar na primeira coisa que pensei sobre o pronunciamento...)

Bom, mas ainda que fosse verdade...
E O QUE CARALHOS ISSO TE FAZ MELHOR QUE OS OUTROS?
Primeiro,
Pelo menos a metade dos brasileiros da minha geração trabalhavam em casa desde cedo, arrumando o quarto, cuidando de suas coisas, aprendendo a cozinhar e limpar...
Boa parte dos brasileiros com negócio familiar trabalhou na adolescência no estabelecimento do pai...
Qual a novidade?
Segundo,
Grande maioria das pessoas que trabalham não chegam a fechar os estudos, se graduar, se especializar. Eu posso garantir por minha família: meu pai trabalhou cedo, e não conseguiu entrar na Universidade, já minha mãe (que começou já maior de idade) chegou a se formar em Pedagogia. Mas, se minha vivência familiar não te satisfaz, uma análise sobre o tema aqui pode ser mais claro.
Terceiro,
É mentira sua mesmo, né, Jair? ;)

Sabe qual é o problema de tudo?
A galera banaliza o mal, banaliza tudo o que vem de mal de nós mesmos, a galera acha que "trabalho infantil proibido" é o trabalho certinho, colocado no ECA - que muitos conseguem. Menor aprendiz e estágios no CIEE (por exemplo) para o Ensino Médio servem para isso.
Mas, o que o Jair e a sua horda não entenderam ainda, é que "trabalho infantil" é um crime, porque ele leva a ISSO, a essas belezinhas de fotos em sequência.

 Outra coisa que a gente PRECISA lembrar, sair um pouco da bolha e parar de olhar para o próprio umbigo: o trabalho infantil que é condenado não é aquele que você não quer depender do pai o tempo todo, ou o que você executa em algo que, no futuro, será seu: É DO ATO QUE LEVA CRIANÇAS A ARRISCAREM SUAS VIDAS, SACRIFICAREM SEUS ESTUDOS, SEREM EXPLORADAS E EXPOSTAS, e que, francamente, não é o caso de quem tá concordando com isso.

OK, você pode me dizer que foi um cara pobre, que foi pra rua, lavou carro, tomou conta, vendeu chicletes... E que sobreviveu. MEUS PARABÉNS, MAS INFELIZMENTE VOCÊ É UM DOS POUCOS. E sabe disso. Sabe quantos ficaram sem estudar, quantos devem ter caído no vício, e quantos começaram a ver futuro nos roubos e assaltos. Você sabe (ou deveria saber) que tudo é questão de oportunidade e de saber agarrar. A oportunidade não acontece sempre, mas depende de nós se participamos dela ou a deixamos passar. Não tentemos julgar...




Eu entendo se você, que tá pensando que eu posso estar exagerando, ainda estiver confuso. Mas, pense um pouco: Pra que o presidente usar um exemplo pessoal e mostrar que não entendeu porque seria massacrado se viesse com leis que "ajudassem"?
Afinal, EXISTEM LEIS QUE DÃO SUSTENTAÇÃO AO TRABALHO DE MENORES DE 14 ANOS, era só ele ler o ECA e saberia do que estou falando.

Bom, mas se Jair Bolsonaro estivesse com a leitura do ECA em dia, né?
Mas...
Segue o link!


 Sim, mas o que eu, Thaís, acredito que seja ideal para uma criança? Primeiro, ela quer trabalhar? Beleza. Tem regras e é importante que os pais saibam delas, saibam como regulamentar este trabalho, estejam atentas às questões trabalhistas, observem se o trabalho interfere com os estudos da criança...
Porque educação é importante.
Se fôssemos educados de fato, um Estatuto tão importante não seria negligenciado de maneira tão covarde e hedionda.
Mais do que uma "cortina de fumaça" (afinal, defender o trabalho mais cedo não é defender a Reforma da Previdência que está chegando?), Bolsonaro mostrou - mais uma vez - que anos de deputado não lhe ensinaram nada - ou melhor, ele não quis ler, um orgulhoso ignorante.


Aliás, orgulhoso, ignorante e mentiroso.
Já tou aqui ansiosa pra ver a resposta do filho pra isso aqui:



Desenhado ajuda?
Vida que segue. Já são seis meses. Quase se arrastaram... Ufa.

EDIT:

Enquanto fazia as olhadelas finais, encontrei um gibi muito interessante, da Turma da Mônica sobre o ECA, o qual indico o link para baixar e ainda, de quebra, uma leitura simples sobre o trabalho infantil, fica a dica.

Nenhum comentário:

Será que você também aguenta esse aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...