quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Novela que DEVIA ser reprisada...

Num ataque de anacronismo meu, tava eu olhando orkuts alheios (hehehehehehehe) e acabei vendo este vídeo:
 

Este bendito é a abertura da novela "O Espigão", de 1974. Historicamente falando, é a primeira novela da Globo que fala sobre o crescimento desordenado da cidade, de ecologia e de modernidade. Um clássico do grandioso Dias Gomes, que fala de temas tão atuais em uma época que tudo isso era tão pouco notado pelo grande público (a ecologia só vira realmente assunto forte lá pela década de 80-90, quando se dão conta dos grandes males que o progresso trouxe ao mundo. Antes disso, era um tema vago - em especial aqui no Brasil.).

Nesta abertura, um detalhe que muito me chamou a atenção foi a música-tema. "O espigão" do saudoso Zé Rodrix. Música forte, que fala da modernidade, de tudo o que o cara deixa de fazer - até mesmo "coçar as costas" - por que outras pessoas e coisas fazem por ele ("viver sem me mexer").

Mais tarde, na década de 80, a Globo pensou em reprisar a novela, mas ela voltou atrás devido à forte pressão das construtoras da época (considerando o que eu li no Memória Globo, posso entender o porque de toda essa pressão - mais abaixo, coloquei a matéria na íntegra, aí você pode ver tudo!)
Antes disso, fez uma nova abertura. Por mais interessante que a da década de 70 era, o psicodélico, o apelo da cor ( o que era normal, já que na ocasião estava começando a era colorida da TV) não ia ser bem visto pelos novos telespectadores. Então, foi feita a abertura abaixo, mais coerente com a história, e mais épica.



A música, logicamente, nem tinha que ser mudada! A novela era (e é) incompleta sem ela...

Ao ver a abertura, ler sobre ela (já tinha lido e me interessado antes, nas minhas leituras à Enciclopédia da Globo - MEU SONHO DE CONSUMO! Mas, pesquisar mais é sempre útil, até porque eu não sabia do final da história - vide abaixo!), me surgiu a pergunta: POR QUÊ A BESTA DA GLOBO NÃO SE PREOCUPA EM REPRISAR OU ATÉ MESMO REMAKEAR (essa palavra existe? o.O) ESSA NOVELA? Tudo isso é atualidade, gente! E ia ser muito interessante ver o apelo do público na situação que foi apresentada pelo grande autor, que desafiou tabus durante todo o período de ditadura e censura.
Mas a Globo perdeu o senso de novelas... Prefere os água-com-açúcar que só faz mesmo os bestas gostarem - FATO!

Pois é, gente... Isso se chama: DESPERDÍCIO!
E tenho dito!


p.s - Vai no Youtube, que tem um bom acervo de vídeos (além das aberturas, claro) e no Memória Globo que fala da novela. Aí, você vê se concorda comigo...ou não!




Sem mais, me fui!

=}

Nenhum comentário:

Será que você também aguenta esse aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...