sábado, 23 de julho de 2016

Das coisas que diria à Thaís de há 10 anos atrás...

Uma das primeiras fotos aqui postadas. 2006, em uma lan house.
Considerando que este blog foi construído no ano de 2006, em meio à grandes mudanças na minha vida, resolvi aproveitar e retornar à conversa com o meu eu de 20 anos, a idade com que começou, graças aos computadores da Universidade e do notebook, relatar suas histórias e suas surrealidades, e lhe dar alguns conselhos...
 Ai, ai, minha querida. Dez anos nos separam. Mas não somente isso. Não foram apenas dez 15 de maios que mudaram tudo - foi o que aconteceu neles e em seus intervalos. Mas, deixo para ti as dicas que aprendi, divido contigo:


- Eu sei, os vinte anos foram os anos mais vivos e doces de sua vida, não foi? Namorava, tinha mudado de emprego (enfim trabalhando em uma escola, como mediadora de leitura)... Mas te digo, aproveita este momento, porque eles nortearão a sua vida.

- O teu namoro é com uma das pessoas mais adoráveis que você poderia achar na vida. Não posso dizer que será para sempre, as diferenças irão crescer ao longo do tempo e irá descobrir que o amor pode prosseguir, mas não do jeito que imagina. Mas ele será teu maior apoio, independente da nomeclatura que dará a ele amanhã.

- As paixões, aventuras e decepções te ensinarão que "eu te amo" vai ser a frase mais difícil que você dirá na vida. Mas isso não quer dizer que não terás os melhores momentos possíveis. Os piores também, mas é esse seu aprendizado: aprender a entender como tudo é efêmero, que aproveitar intensamente ainda é seu caminho.

- Sim, teu sonho se realizará: conhecerás o Rio. Te digo mais, que lá você se sentirá tão leve e livre que seu coração viverá sempre atrás de grandes doses da Cidade que, só te ressaltando, não é tão Maravilhosa como a televisão pinta. Mas terás refúgios maravilhosos, caminhadas apaixonantes e momentos que durarão a vida inteira. E te digo outra coisa: ainda vais querer viver lá.

- Não, não serás continuamente poetisa. O tempo sugará as tuas forças, fará com que você seja mais lacônica, menos capaz de viver escrevendo. Inclusive este blog, meu amor, você deixará de escrever tanto. Mas as redes sociais serão seu espaço (é, o Orkut e MSN se foram... Dizem as más línguas que o último voltará, mas não será a mesma coisa). No entanto, começará a conhecer mais o haicai, e se usarás dele, além dos sonetos, para expressar o que sentes.

- Perderá tua avó materna. E isso será uma dor que lhe acompanhará.

- Verá a tua mãe adoecer. Depressão. Terás que aprender a ser forte, a entender, a crescer e ter como meta não chegar a este ponto. Mas terá a fé de que tudo passará... Que a mãe briguenta e que te apóia mesmo assim estará aparecendo, em meses. Poucos. Mas é guardar na mente, para saber que, logo, ela voltará. Ela sempre volta.

- Não, não te forma em História. Sei que você amava seu curso, mas a UFPE, as dores, o cansaço te deixarão interromper a jornada. Mudará de lugar e de curso. E te digo: farás a melhor escolha da vida. Amará Letras (que já era seu amor antes, mas você não se deu conta), apresentará trabalhos, crescerá a olhos vistos dentro da UFRPE (que você já gostava, por causa do EPEH). E logo, se formará. Creia!

- Terás duas lindas sobrinhas. Não, a parte de ser mãe ainda não chegou e, confesso, bate uma vontade... Mas sei que não é a hora. Mas estas duas molequinhas lhe ensinarão o amor, o grande amor. E te amarão também.
Mikinha é a cara do pai. Mikelly é a sua cara, versão loira e branca (sim, pode achar ruim, eu achei até descobrir que ela é mais linda que eu). Você será capaz de viver e até morrer por elas.

-  A militância estudantil te dará ganhos de conhecimento, mas perdas traumáticas. Talvez, por isso, não será mais capaz de aderir à nenhum grupo, partido, movimento. Mas, te fará mais consciente das causas, inclusive a feminista. Mas, pode ficar tranquila: ainda serás muito moderada. Nada de tirar a roupa, postar-se entusiasta diante de coisas que você se choca em seus tempos. Também começará a ler um pouco sobre marxismo.

- Aliás, a parte política te decepcionará. Nem quero te adiantar, mas a vida virará uma merda.

- Não se iluda com as amizades. Você já sabia disso, todas se vão; poucas voltam. Mas agregarás a ti pessoas de outros Estados, e quem voltar te achará melhor do que antes.

- A vida de professora cansa e machuca, mas vale a pena pelos companheiros de trabalho e até pelos alunos. Alguns a amarão com a sua chatura.

- Serás fera em Orações Coordenadas e Subordinadas. Mas, calma, vai ser anos pra pegar!

- As músicas serão mais constantes. A tecnologia avança, e você achará músicas que te deixarão muito feliz. De antigamente - as atuais, no máximo, para te divertir (é, você vai achar umas e outras pra levar consigo, mas poucas... poucas...).

- Bowie morrerá e você vai sentir esta dor imensamente.

- Emagrecerá e engordará. Mas, agora, você ligará o foda-se. Ou não, rs.

- Maquiagem será seu vício. E não vai usar tanta sombra preta nos olhos, vai aprender que cor também valoriza os olhos. E umas malditas olheiras e espinhas te comerão o juízo...

- Também o cabelo. . Você vai se cansar de alisar o tempo todo e vai querer cachear. Certo que você já tentou, mas... Agora, a net será sua arma e você vai desfilar um volumão inimaginável nos seus tempos de criança. E até sua avó vai amar!

- No mais, sem mais. Apenas viva - e não se arrependa!

Obrigada por viveres em mim, mesmo agora. Amo você.

(A Thaís de 30)



Nenhum comentário:

Será que você também aguenta esse aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...