quarta-feira, 16 de março de 2011

UFPE de vergonha, de decepção, de inseguranças...


Eu sei, eu sei... Aqui vai mais um relato de indgnação contra a Universidade a qual estudo, a Universidade Federal de Pernambuco.
Antes de qualquer coisa, eu preciso afirmar que não estou aqui como partidária de fulano, beltrano, siclano ou caramba a quatro. Ainda não estou decidida quanto ao meu voto, e ainda vai demorar um pouco para isso. Preciso ver as propostas, as idéias, a história de cada candidato, para poder dizer - e possivelmente direi aqui, em primeira mão - quem é que eu vou confiar para dirigir este mundinho durante os próximos quatro anos.
Mas não quero aqui falar de política, quero destacar a idiocracia (qualquer coisa, arrumei a tradução da palavra, tá?) desta Universidade.

Comece pelo começo de semestre... Quem for veterano, depois de um ano tendo que imprimir a grade de horário no Sig@ e mandar pra escolaridade assinar, agora tem que ir lá no site, SOLICITAR a declaração, e SÓ NO DIA SEGUINTE poderá pegar lá no Corpo Discente.
Um detalhe: seria útil que, pelo menos, o atendimento (sempre tão ruim) do espaço fosse, ao menos, melhorado... Mas não! Uma fila enorme está a esperar que duas - sim, duas! - atendentes atendam e recebam as solicitações de diploma, certificado, histórico...
E eu AINDA me pergunto qual é a função, agora da Escolaridade. Enfeite? Ou esse troféu carrega a Coordenação dos cursos? Sim, porque quando a burocracia de cima IMPEDE que estes espaços possam estar fazendo declarações para um aluno (Sim...Temos que agradecer que AINDA não está sendo cobrada TAXA para o comprovante, porque todo o resto é cobrado!), eu percebo que a integração curso-estudante começa a ser rompida, a ser esquecida.
Quando trabalhava no Departamento de Química Fundamental, eu via que as pequenas coisas (comprovantes, declarações) criavam elos entre o setor administrativo e o discente. Se não há esses "pequenos" motivos, pra quê um estudante sem problemas vai na Secretaria mesmo?
E pior: Imagina se tu é estudante noturno, que só pode aparecer na UFPE na hora de aula. Como tu vai conseguir o comprovante, se o Corpo Discente fecha umas 18-19 horas?

Outro fator que me chateou: fator SEGURANÇA. Nestes últimos dias, contaram-me que houve um "arrastão" no 11º andar, coincidentemente o andar do curso de História. Vários objetos de valor de professores foram ROUBADOS! Isso aí, pegaram livros, notebooks, computadores e SUMIRAM! Agora, a diretoria FECHOU UM DOS PORTÕES sob o argumento de SEGURANÇA! Ou seja, crianças: Depois de anos e anos de um serviço de segurança INEXISTENTE, uma situação-limite (pra ninguém ficar na nóis de que eu estou aqui não reconhecendo a gravidade da situação) faz com que, mais uma vez, nós que estudamos no CFCH estejamos nos sentindo, definitivamente, em um Carandiru (como se as grades colocadas nas janelas já não fosse o suficiente. Eu sei, é para que nenhum estudante se mate... Mas, cassete! POR QUE NÃO AUMENTAR A SEGURANÇA? É PEDIR MUITO?)
Segurança... Aliás, mais do que provado que a segurança ali arrogantemente exibida não é por conta dos professores, mas PELO PATRIMÔNIO! Pura e simplesmente... Já estamos carecas de saber que a segurança da Universidade TÁ POUCO SE LIXANDO PRA SEGURANÇA DOS ESTUDANTES! Rolam assaltos, estupros, agressões... E o que a segurança faz? Humilha maconheiros! (Ops, sem entrar no debate cannabis da coisa, tá?)
Para exemplificar a coisa, vai fazer um ano em abril que quase fui assaltada em plena UFPE. O que salvou esta moça que vos digita de ter tido a bolsa roubada? Seu talento para a histeria e o fato de que o meliante estava sem arma (ou seria melhor dizer SORTE?), o que fez eu fugir agitada e ir no Centro de Segurança. Ainda sou recebida com um:
"Aconteceu alguma coisa?"
Quase que minha resposta irada diria "NÃO, NÃO. É SÓ UMA VISITINHA SOCIAL!", mas a minha ironia estava na medida do meu nervoso e eu lasquei:
"Uma tentativa de assalto é ALGUMA COISA?"

Depois de um papo cordial e um copo d'água, a notícia que não podem procurar o meu assaltantezinho porque todos estavam ocupados tentando expulsar os maconheiros.

Pois é...
Um típico panorama de uma Univrsidade no fundo do poço!

Nenhum comentário:

Será que você também aguenta esse aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...