Assim como vcs viram nos telejornais e jornais matutinos, a CMTU aprovou um aumento de 8,59% nas passagens da Região Metropolitana do Recife.A votação foi de 11 votos à favor, 3 votos apoiando a proposta da Setrans (de 28%), mais 3 contra qualquer tipo de aumento,e 3 abstenções, num total de 20 conselheiros.
Nos jornais, há um ressalte de que os empresários não gostaram desse aumento "miúdo" e ameaça: "quem vai sofrer é a população" (Luiz Fernando Bandeira, presidente do Setrans)...Oras, aí eu pergunto ao cidadão:Sofrer, mais do que já sofre? Vai pegar um ônibus às 6 horas da manhã, uma lotação dos infernos!E as péssimas condições dos ônibus!E a demora nas paradas! Se isso não é sofrimento, me diga o que é, por que sofrimento maior que isso, só não ter mais Ônibus! =P
Os estudantes se revoltaram. E com razão! De todos os que participam, os estudantes são a raça que está entre as mais prejudicadas (a mais, com certeza, está na parte dos de baixíssima renda e desempregados).E por quê? Estudante tem que ser, em boa parte dos casos,sustentados pelos pais ou responsáveis; desde os 7 anos devem pagar passagem, segundo a EMTU. Estudantes que vão sofrendo com o aumento contínuo de mensalidades, material escolar, uniformes...todos esses processinhos; que para um deputado, devem ser ninharia, já que com o que ele ganha, ele pode comprar um carrinho com ar-condicionado, né?
Estudantes que sabem o esforço da família que tem que sustentá-los, ou o suor do trabalho que lhes dá um salário mínimo (se tem sorte para tal!), e que gasta em filas enormes e mal organizadas no passe-fácil...
A preocupação da CMTU é botar câmeras em ônibus (como se isso só bastasse para a segurança!)...e conosco? Quem se importa se um estudante não tiver dinheiro e seu passe-fácil acabar? Ele que fique sem aulas, sem estágio, fique em casa! Ou então ande de bicicleta, como sugeriu o digníssimo Dilson Peixoto.
Nossa revolta foi justa. E ainda é! Não podemos aceitar um aumento, quando ouvimos loucamente uma campanha que prometia que iria haver REDUÇÃO! Ninguém esqueceu não, viu? Temos boa memória!
E vamos lutar até conseguir!
Avante, à luta!!!
Post scriptum:
O digníssimo Dilson Peixoto, em jornal, disse que nós estudantes sofremos de falta de "educação doméstica";
eu digo que minha educação foi muito boa, e vinda de uma funcionária pública do Estado de Pernambuco, que luta, faz greve, está nas assembléias, e deu sua vida e sua voz à educação desse Estado!
Ele diz que nãos estamos aptos para exercer a profissão que escolhemos? Bem, eu digo que estamos aptos a ser CIDADÃOS! E nossa sociedade precisa é disso, de gente que esteja consciente, que lute pelos direitos...coisa que, um dia, quando o senhor foi estudante, também deve ter feito!
Que vergonha deve ter o seu filho do senhor...
E graças a Marx, Clio e Deus, que nunca votei na sua pessoa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário