sábado, 12 de julho de 2014

Por que valorizar os Florais de Bach?


A pergunta parece bem interessante. Primeiro, porque estamos acostumados a usar remédios quase que o tempo todo: se há uma gripe, analgésico e antitérmico são essenciais, por exemplo. Ou os métodos caseiros, passados de geração a geração. Não conheço nenhum ser humano que não use algum medicamento em uma ocasião de emergência física: eu mesma, posso dizer, odeio qualquer tipo de medicamento, mas não posso evitar um Atroveran em meus clássicos sintomas de "gravidez de um dia", como batizei (ironicamente, é verdade) o primeiro dia da minha menstruação, quando uma cólica provoca os outros sintomas que podem me derrubar o dia todo. Afinal, estamos falando de cotidiano - desse não dá para fugir tão facilmente.
Mas, considerando o objeto em questão - florais de Bach - é algo bastante abrangente e que provoca uma gama de dúvidas e de observações. Não vou mentir que, orientada por minha terapeuta, eu não tenha hesitado, ou pensado bastante (em especial, por conta do brandy (conhaque) inserido na fórmula). Mas, assim que comecei a tomar, as coisas tem melhorado bastante para mim.

Antes de qualquer coisa, é melhor que se defina o que são estes florais que tanto falo. Peguei a definição deste site, e evitei a Wikipédia nesta análise. Não que ela tenha algo fora da realidade (pelo contrário, ela é bem "imparcial"), mas buscar algo um pouco mais especializado é sempre útil.
Então, vamos lá:

"Os Florais de Bach, criados por Edward Bach, são 38 essências feitas com base em plantas, ervas medicinais e florais e ajudam a manter o equilíbrio entre os sentimentos e as emoções. Eles servem para auxiliar as pessoas em relação às pressões e as exigências do cotidiano. Cada um desses florais possui características específicas e devem ser tomados conforme a situação dos pacientes. Eles podem ser usados por qualquer ser vivo (plantas, animais, idosos, adultos, crianças, etc.), pois é um produto bastante suave.
O tratamento com florais consiste em cuidar das pessoas e não exatamente as doenças que elas têm. O que é avaliado para usar os florais são as preocupações da pessoa e ele trabalha com a ajuda mental e emocional dela. Eles não só podem ser usados nos casos de doenças, mas também nos momentos quando as pessoas se sentirem cansadas, desanimadas, com raiva, magoadas, agitadas, etc. Os florais de Bach não são contraindicados e não causam efeitos colaterais. Entretanto, é importante que acompanhamento médico porque os florais não o substituem."


Tão entendendo? É a questão do equilíbrio interior. Uma questão bem prática: quando a gente está bem consigo mesmo, não tem doença que derrube. Não tou dizendo aqui que as pessoas se tornam imunes; nada a ver. No entanto, doenças de caráter mais oportunistas (tipo uma asma ou pressão baixa de nível emocional, como o meu caso) perdem espaço se nosso espiritual está equilibrado.
E cá entre nós, problemas como depressão, ansiedade e muitos outros ajudam a nos derrubar no primeiro espirro, tou errada?
Mas, não sei se respondi a pergunta, ou se enrolei tanto para tal.
Vamos a uma resposta pessoal, então:

Para mim, apesar de terem sido poucos dias, os florais tem me ajudado. Como estive em uma situação emocional grave, estou tomando uma solução emergencial (que não exclui as outras essências, pelo contrário: até porque o tratamento não é só "para agora", é para ser permanente e isso envolve tempo). Recusei-me (e ainda me recuso) a tomar antidepressivos, pois acho que ainda posso me manter sem eles. Mas, a partir do uso das essências, meu humor tem melhorado, as coisas tem se assentado e posso dizer, sem dúvida, que estou melhor do que antes.
Claro que nada muda da noite para o dia. Mas, tem sido diferente. E espero que ele prossiga me ajudando.
Então, para quem estiver em uma situação emocional difícil, eu recomendo.
É eficaz, não tem contraindicação, e tem preço acessível.
Só é bom lembrar duas coisas: 1- procurar uma boa terapia alternativa (automedicação pode não ser o melhor caminho); 2- NÃO É MÉTODO PREVENTIVO! Faça apenas se você já tiver o problema, não invente moda!
E, que tod@s tenham paz na vida! ^^

Um post scriptum: outro site bom para pesquisa e que pode ajudar nas dúvidas que eu, como leiga, não responderia: http://www.alumiar.com/index.php/saude/47-floraisdebach2/481-floraisdebachperguntasfrequentes

Nenhum comentário:

Será que você também aguenta esse aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...