terça-feira, 3 de julho de 2007

Pelega, eu???

(Reflexão tirada após tantas tolices e infantilidades que ouvi de mais de três meses para cá...Digamos que isso seja uma espécie de "direito de resposta", o qual aparentemente não tenho direito algum...)

Engraçado alguém falar que sou algo...
Hoje ri muito ao ler um escrito; não vou dizer nomes nem detalhes que @ identifiquem, mas chamar alguém de pelego, levar a posição política como fator essencial de uma pessoa, excluí-la e afastá-la de si, e ainda dizer que "não é preconceito, é opinião formada"...Me pergunto se um dia, essa pessoa amasse algum ser pelego.
Não nego minha opinião. Não estou do lado do governo, nem contra ele.
Estranho? Por que acredito em ideais teoricamente mais de manutenção e luta "por dentro", por achar que não é fazendo uma entidadezinha partidária que a gente pode mudar uma situação morosa na nossa sociedade, por crer que não é brincando de ser contra (e arrotar arrogância e alopração por aí...) que a gente vai conseguir nossas maiores pautas, nossos maiores desafios; por isso e mais algumas coisas, eu ouço baboseiras como eu sou lulista, eu sou pelega... Sabe como é, né...pessoas que mal sabem da vida; que viveram anos e anos em gaiolas douradas, e, ao sair delas, viram os moinhos de vento e se sentiram ameaçadas...aí pegaram a idéia mais longe de senso comum (tá bom, essa foi pesada! Concordo...) e se entregaram aos pensamentos teórico-intelectuais para poder fundamentar seu argumento e, com isso, alienar mais pessoas por aí...
Sou contra, sim, a esse idealismo da CONLUTE, que até a presente data nada fez em nome do estudante, nada (opa! Exceto ser contra a Reforma Universitária...que não é perfeita, concordo-mas isso não quer dizer que não dá para tentar modificá-la!) que possa ser aproveitado para o estudante...Egoísmo? Não...Senso comum seria a palavra certa. Veja na UFPE, por exemplo: é a CONLUTE quem está do lado dos bolsistas de manutenção acadêmica? Não, pelo contrário: para se dar bem com os servidores, eles defendem a ELIMINAÇÃO das bolsas! Numa universidade que, sabemos bem, tem um custo de oportunidade altíssimo e NÃO DÁ NADA DE GRAÇA! Numa universidade que, a cada dia, está perdendo a razão de ser chamada FEDERAL, PÚBLICA e GRATUITA! Quem vai à luta pelos bolsistas é o PCR, é a CORRENTEZA; são eles quem estão próximos ao estudante, que consegue fomentar discussões, lutar por melhores condições aos bolsistas- e, por isso, muito os admiro!
O que essa talzinha da CONLUTE faz em nome daqueles estudantes que buscam um estágio, que conseguem um contrato, e se vêem escravos dele; sem poder aproveitar das oportunidades acadêmicas que lhe surgem? A UNE conseguiu aprovar na Câmara um projeto que visa melhorar a situação dos estagiários, diminuindo a carga horária (e reduzindo-a pela metade em período de provas) e dando direito à férias de 30 dias renumeradas e à vale-transporte. (qualquer dúvida, vá no site da UNE e confira, ora pois!)
O que a CONLUTE quer afinal? Momentos de alopração, de parar e fazer baderna sozinhos? Uma greve que, na minha opinião, é palhaçada?
Ah, falei num ponto delicado...Greve...Dia desses, vi uma discussão sobre a greve e muita gente contra ela...houve uma opinião a favor, lembrando sobre o histórico das greves e sua função social; lembrou até o Presidente, que no passado fora grevista, líder de uma das maiores greves já vistas; que hoje defende um projeto que visa acabar com o direito de greve (ouxi...será que esse povo tem alguma consciência de como se funciona o trâmite de um projeto de lei???Será que fecharam o Congresso, Lula tá aprovando as leis sozinho, e eu é que não estava sabendo???); ou seja, a greve para ele fora uma estratégia política. Aí eu me pergunto: E O QUE É QUE É AGORA? UMA AJUDA DESINTERESSADA AOS POBRES COITADOS??? Tadinhos... boa parte desse povo, que vocês tanto defendem, votou (e ainda votaria) nesse presidente... E levar as greves da Federal à sério, fala sério, é demais para minha mente pelega, inferior e limitada!
Greve que é greve, é aprovada pela maioria dos professores; na última greve, alguém lembra como foi a deflagração? Um monte de gato-pingado que foi levado para assinar, e a assembléia aberta até as 17:30, só para que tivessem o maior número de assinaturas possíveis. Depois, uma greve mais torta que o mundo, onde as assembléias nunca tinham o quórum mínimo (posso dizer...eu estava lá!), e os professores continuavam dando aula nas pós-graduações, fazendo pesquisas (que lhes dão gratificações valorosas) dentro da Universidade! Os estudantes de graduação, que não pagavam nada, que ficasssem de 'férias' por 3 meses! E, para terminar a greve, tiveram que engolir caladinhos a decisão do reitor de botar 3 períodos num ano só, dando aos estudantes 3 ou 4 meses para assimilar conhecimentos, que precisavam de maior tempo para serem entendidos!
É essa a situação que os estudantes "certos" desejam: ficar mais tempo na Universidade, sem reprovar cadeiras, para trasmitirem seus princípios deturpados, e dizer que aqueles que não acreditam na greve estão virando curral do Governo.
Ai, ai...e ainda vivem dizendo que tem opinião própria...
Quando crescerem a gente conversa... ou quando o partidozinho de vocês chegarem ao poder; e, como tantos por aí, decepcionar...O que vocês farão, então? Novos 'rachas' e novos partidozinhos histéricos?


"E vocês armam seus esquemas ilusórios
Continuam só fingindo que o mundo ninguém fez
Mas acontece que tudo tem começo
E se começa um dia acaba, eu tenho pena de vocês..." (Capital Inicial, "Fátima")

2 comentários:

Aline disse...

Quer saber o que eu acho?
Claro que quer!
Pra chamar o outro de pelego, basta uma coisa: que ela esteja num grupo que não é o seu. Simples não.
As pessoas passam a ser o grupo a qual pertencem, e não o que elas são de fato.
Ignore-as.
Gente que não quer saber quem você é, que talvez nem conheça a si próprio e, perdido no próprio vazio, ou preenchido com ideais de outrem, jamais saberão que perderam de desfrutar o melhor e o pior do mundo, a humanidade.
Se acham que vão revolucionar o mundo e fazem isso também por mim, paciência.
Façam o que acham que deve ser feito. No fundo, no fundo, estão buscando satisfazer suas necessidades. Como estamos sempre, em busca de tantas coisas... e esquecemos de tantas outras...
A Política é maravilhosa.
Os políticos é que são desprezíveis, as vezes...
Mas um não existe sem o outro...
sejamos compreensivos com o mundo, e aceitemos (não sempre) as coisas como elas são (se não puderem ser diferentes)...

"Amar e mudar as coisas me interessa mais"

Aline disse...

caralho!
escrevi demais!!
kkkkkkkkk

Será que você também aguenta esse aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...