quinta-feira, 2 de junho de 2011

A liberdade de expressão... O que é isso mesmo?

O início de tudo...

O mesmo CQC, que conseguiu mostrar de uma forma direta a face do ridículo Bolsonaro, acaba de me decepcionar...


E porquê tudo isso? Te digo: Por conta de uma carta de uma leitora, os apresentadores começam a falar sobre o "mamaço" - um ato em prol ao direito de se amamentar em público. Até aí, até onde as minhas palavras vão, beleza: eles estão citando um ato público, onde - de forma pacífica, maternal e bela (aliás, tem coisa mais bela que uma mãe amamentando seu filho? Demonstração de amor maior?), será feito um protesto a um banco que hostilizou a uma mãe que amamentava em público. Até onde as minhas palavras insinuam, tá tudo bem, tá tuuuuuuuuuuuuudo certinho, tá tudo lindo.
Pena que, nessas horas, o machismo pré-histórico assume seu velho posto e mostra como a sociedade "contemporânea" pode ser hipócrita...




Como posso julgar tal cena, tais falas de puro machismo? Bem? Com exceção do Tas (se bem que, eu sempre acreditei que quem cala, consente e quem ri, tá apoiando sem falar), os dois "seres" - que pelo jeito, parecem nunca ter sido amamentados na vida - falando de forma ridícula sobre o assunto. Com paidinhas estúpidas, sem a menor graça e sem razão de ser.
Mas, antes que eu comece a atirar minha fúria, devo dizer que, em algumas partes do argumento usado, eu concordo. Não porque sou contra a amamentação pública - você vai deixar seu filho chorar de fome em plena rua? Não, né? Mas por, em alguns casos (eu disse: em alguns casos!) ter uma certa indiscrição no ato de abrir a blusa e mostrar o peito ao mundo. Uma questão de consciência, também. O mundo inteiro não precisa saber que você amamenta, discrição é algo válido - e assim, a gente trasmite um troço chamado respeito.
Até nesse ponto, beleza. Há pessoas que se constrangem... Como com beijos (opa, não falo só dos gays, não!), com pessoas exageradas (tipo a blogueira aqui). Para tudo, no mundo, deve-se ter um certo grau de discrição: nem todos os lugares, nem todos os momentos. É certo.


E, até agora, ainda não pus a razão da minha fúria. Mas eu não terminei... Então vamos nós:
O problema, o GRANDESSÍSSIMO problema dessa barbaridade toda está nos comentários da dupla de energúmenos (sim, tou chamando assim mesmo! Podem me processar por causa disso, só não esperem verba de uma professora estagiária...kkkkkkkk) não está no argumento, mas nas piadinhas ESTÚPIDAS que são feitas pelo Sr. Rafinha Bastos e o outro pancadão lá (e com a anuência do Tas)... Exemplos? Voc~e não ouviu?
Eu ponho...

“Por que cargas d'água tem aquela mãe que enfia a teta nas caras das pessoas na rua, véio? Mano, vai prum banheiro, c*ralho, porque a gente olha, não tem como.”

(De cara, atente para a delicadeza da linguagem...E ir para um banheiro? Tua mãe não te ensinou sobre os germes, tua escola não te falou dos coliformes fecais sua... anta?)

“Não precisa tirar aquele mamilo, que mais parece uma, que parece um rocambole."

(Rocambole = um seio cheio de leite. Assim eu fico pensando se eles chegaram a amamentar...Ops, serem amamentados. =D )

"Todo mundo lá mostrar as teta."

(Pra quem disse que o beijaço era "um beijo aí", essa definição "genial" do mamaço deveria surpreender?)

"Não pode proibir, é um direito da pessoa, mas pô, dá uma protegida”.

(E qualquer pessoa amamenta? Os Arnold Schwarzenegger's da vida já se manifestaram?)



"amamentar é um pretexto, porque no fundo o que a mulher quer mesmo é mostrar os seios."

(U-huuuuuu, assim nem preciso do Carnaval para mostrar os meus... Vou ter um filho e mostro tudo, lalala)

“é que quem quer mostrar a teta é quem não deveria querer mostrar. Nunca é aquela gostosa. Geralmente é aquela mãe com aquelas buchibas”

Aí foi quando o caldo entornou e que eu mesma perdi a paciência. Algumas piadas são fáceis de revidar, não essa. Pode falar, leitores desta bodega: AH, ISSO É INVEJA DE MULHER FEIA SOBRE AS GOSTOSAS E RICAS QUE FAZEM TRATAMENTO E DIETA PRA FICAREM SEMPRE COM TUDO EM CIMA! Pois é, esse é o problema: Como de costume, o velho conceito machista de que "Só pode ser mostrado aquilo que é realmente bonito de se ver". Além da banalização do corpo feminino, ainda vem com a velha gracinha do "ah, se fosse uma gostosa...". Infelizmente, é nesse ponto que o papinho-cabeça acaba.

Não tou tendo discurso feminista não, antes de mais nada. Só peço o mínimo de respeito para a mulher. O que é isso? Pombas, definir o mamaço como qualquer coisa; insinuar uma intenção sexual por trás de um ato maternal; e ainda arrematar com brincadeirinhas sobre o corpo da mulher: PUTZ, isso é brincadeira de MENINO AMARELO! De quem, na falta do que falar e o que fazer, resolve comparar corpinho por corpinho feminino ( olhe que, quem muito comenta, às vezes não pega ninguém, viu? :P ) como se apenas o exterior da mulher merecesse consideração.
Ninguém ali considerou a necessidade natural da alimentação de uma criança, que não tem hora marcada para sentir fome. Ninguém ali falou à sério sobre o tema. Apenas falaram no constrangimento de ver "uma coisa feia e indiscreta", que horror!

O que faz uma mulher ser melhor que a outra? O corpo???

Infelizmente, o CQC apresenta aquilo que eu sinceramente tenho como principal dúvida neste país: O que é a liberdade de expressão? É a liberdade de falar o que bem entender, e ofender? Ao que me consta, a liberdade de uma pessoa acaba quando ela esbarra na outra... Se todos os homens tem o mesmo direito à liberdade, não deveria ser respeitada também a liberdade de ser quem é?
Não é pelo argumento usado inicialmente pelos apresentadores que eu repudio esse acontecimento. Até porque, há um fundo de verdade. Mas, o que me irrita é como os homens deste planeta, mesmo com o mundo a girar ao nosso redor com um novo ponto de vista, ainda se comportam como verdadeiros filhos de chocadeira neanderthais...

E ainda perdem tempo esculachando o Bolsonaro. Qual é a diferença?
A liberdade de expressão é a mesma!

Nenhum comentário:

Será que você também aguenta esse aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...