sexta-feira, 25 de março de 2011






Pois é pessoas... Faz um bocado de tempo que eu não faço uma indicação legal pra vocês, né? Então hoje, vou tentar compensar de uma forma caprichada (e muito longa, é uma crítica também, hehehe) na dica de hoje, okay?


Como pelo menos 50% da sociedade frequentadora deste espaço sabe, esta "nerd gostosa" (só acrescentando que são palavras do meu "marido babilônico" Rogério, hahahahaha) simplesmente é viciada no jogo The Sims desde a sua primeira edição (e faz bem muito tempo). Duas edições passaram, e agora estamos numa nova Era Siminiana...
Não, povo. Este jogo não é uma expansão do The Sims 3. E nem o The Sims 4: o 3 tá firme e forte, com expasões recém-saídas do forno e mais duas para serem lançadas até o próximo semestre. A história é outra... literalmente. Os Sims agora estão mergulhados no mundo fascinante da Idade Média; e nele, eles terão de realizar as mais variadas missões em prol do seu reino. Aqui você poderá ser rei, mago, escritor, monge... E lutará pelo desenvolvimento do seu mundo!


 

 Para quem já jogou The Sims:


  • Gráficos e interface do jogo:
Não é 100% de mudança, mas os gráficos estão mais nítidos e (por quê não dizer?) mais bonitos também. A sensibilidade em relação os rostos e ao cenário é mais realista do que o The Sims 3, e não tem tantas imagens "serrilhadas" vistas de longe.
Para quem já é acostumado à forma de jogar dos The Sims anteriores, não há mudanças drásticas. Daquele mesmo jeitinho, as formas de levar seus avatares para a ação, e a questão de ver necessidades, informações essenciais, inventário... Até aí, é sopa no mel para nós, simaníacos.


  •  Construções e compras:
Para quem vive louco para montar a sua casa, fazer bonito criando um estilo original e diferente (e divulgando isso), digo logo: não há construções, reformas físicas, nem uma paredinha pode ser modificada! As construções são fixas e pré-selecionadas; o máximo que se pode ser feito é mudar o piso e as tintas de parede, somente! As compras, claro, continuam as mesmas: podem achar lá móveis, artigos decorativos e utilidades para o seu Sim (lembrando que há objetos como a cama, o trono e a escrivaninha que são EXTREMAMENTE IMPORTANTES para os personagens e o bom cumprimento das missões).


E, diferentemente das edições anteriores, em especial a 3, onde a interação é maior (critiquem como criticar, é a verdade mesmo...), o reino do Medieval só vem com uma contrução jogável de princípio, o Castelo; as demais (como a taverna e o mosteiro, por exemplo) só poderão ser acrescidas com os pontos amelhados com a conclusão das missões que serão enfrentadas. Como não jogáveis (ou seja, os que os sims irão, mas o jogador fica de fora) temos a praça, o mercado, o espaço das punições, o cemitério, o bosque e o porto.
Eles não são jogáveis, mas serão altamente necessários para a conclusão das tarefas.



  •  Necessidades e relacionamentos:
Como necessidades dos Sims, os jogadores só terão de se preocupar majoritariamente com duas: comer e dormir. Claro que eles também tomam banho, fazem suas necessidades, se socializam e se divertem, mas a funcionalidade principal do jogo é cumprir as missões, e não fazer grandes relacionamentos, a não ser que seja necessário. Para algumas missões, os Sims só precisam ser conhecidos; noutras, assumirem grandes amizades ou casamentos, ou filhos.


Importante lembrar:
  1. Não tem função "tentar ter filho". Oba-oba, na Idade Média, faz filho. Então, só faça se tiver certeza (ou se a missão mandar);
  2. Marido, filhos... No Medieval, o jogador não terá poder de controle sobre esses relacionamentos do seu personagem. O filho, por exemplo, só precisa se preocupar com ele enqanto for bebê; quando ele virar criança, vai assumir sua vida sozinho. Ou seja: neste jogo apenas o personagem da missão é jogável. E isso será definido assim que se estabelecer a missão.
  3. Nada de se fixar em um só ser: em cada missão, o jogador poderá assumir um Sim diferente. Ou o monge, ou o rei, ou o poeta... E em cada um deles, além da missão definida, há as responsabilidades de cada função. É importante fazer, para o bom andamento do reino e para a evolução do seu Sim em sua área de atuação. Avançar significa melhorias para o Sim, e para o seu reino por tabela.
  • Códigos:
Até a presente data, só me utilizei de um código para o jogo: o "motherlode" (aquele que dá 50,000 simleones por uso ao caixa do Sim), e ele funciona perfeitamente. Os outros códigos, ainda não testei - e até agora não precisei. O do dinheiro, confesso, é bem necessário ainda.


Para quem nunca jogou (ou nunca gostou do) The Sims:



Para quem acha The Sims uma perca de tempo, ou uma porcaria sem futuro, alguns destaques desta edição:


  • Não é uma simulação de vida. Tá mais pra RPG, mas com alguns detalhes típicos de vida Siminiana.
  • Pra quem gosta de Idade Média, um bom jogo (historiadores, por favor: é aquela Idade Média romantizada... Mas até que um tantinho perto da realidade que passamos horas estudando... Le Goff não nos odiará, prometo!).
  • Não é nascer, crescer, reproduzir e morrer. Cada personagem tem missões. Você terá direito, em cada missão, a controlar, no máximo, 3 personagens, e todas elas terão tarefas a cumprir para a conclusão da missão, além das responsabilidades habituais: o rei a de criar leis, o trovador a criar poesias, o monge a evangelizar, e por aí vai... Se não conseguir cumprir a missão antes que o indicador de desempenho caia (e caia muito), seu personagem simplesmente será punido. E tem punições da mais humilhante à mais mortal, medievais mesmo (a mortal, nem tanto assim...).


  • Enfim... Só conferindo mesmo!

Pra este ser que vos fala, que é apaixonada pelo The Sims, o jogo me surpreendeu agradavelmente. Me lembrou (um pouco) os tempos em que eu jogava Age of Empires, Diablo, até mesmo quando me arrisquei nos RPG's lá no Imaculado... E já tá viciando. E muito.

Incoveniente: não tem em português, e é uma versão limitada.
Vantagem: mal começou, e já tá rolando internet afora!

Por isso, pessoas, estarei divulgando o blog do The Sims 3 TG (cliquem aqui), onde baixei o Medieval (e os pacotes de expansão do The Sims 3), e que tá funcionando perfeitamente. Recomendo baixar pelo torrent (é mais rápido) e que leiam bem as instruções do blog, são importantes. Olhem os cometários também, para sanar dúvidas.
Enfim, minha (longa) dica foi dada. Aproveitem!
E até a próxima "Dica (IN)Sana!"

(Torçam pra que eu não demore a dar dicas, tá? kkkkkkkkkkkk)

Nenhum comentário:

Será que você também aguenta esse aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...