sábado, 10 de maio de 2025

MINHA SÉRIE VAGALUME (19) - ESPECIAL: A SAGA TONICO (José Rezende Filho e Assis Brasil, 1977 - 1982)




 Dando continuidade à resenha sobre livros da Série Vaga-Lume, comecei a ler um livro (ou melhor, recomecei, porque até tinha na casa dos meus pais, mas ele nunca me pegou na curiosidade até então), aí me dei conta de que, no caso desta resenha aqui, fazer duas postagens seria um cadinho complicado (especialmente considerando a frequência com que atualizo esta bodega...)

via GIPHY


Então, até para que a história esteja bem costuradinha - mesmo se tratando de dois autores (e isso explico mais para a frente), ao invés de um livro, vamos falar de DOIS! Então, que entrem em cena Tonico e Tonico e Carniça!


Tonico (1977) é uma história original de José Rezende Fiho... FINALMENTE UM PERNAMBUCANO NA NOSSA LISTA, AEEEEE!

via GIPHY


Tonico é um jovem de 14 anos, que ficou órfão de pai. A mãe, Zenaide (Dona Zen); a avó, Cordália; e o tio, Severino; estes três já colocam o menino para ser "homem da casa", jogando o menino numa realidade que ele, à princípio, detesta: jogam para trabalhar de ajudante durante o dia e, de noite, em uma escola noturna. Colocam na cabeça dele uma responsabilidade, mal dando tempo para o garoto assimilar a perda e as mudanças advindas dali.
Tonico admira o amigo Carniça: um jovem do morro, bom jogador de futebol e que se desdobra para ajudar a mãe. Não conheceu o pai, vive de bicos e, para o protagonista, um exemplo de liberdade. Essa admiração leva o rapaz a enfrentar a família (que tem preconceito para com o amigo) e enfrentar as ruas do Rio de Janeiro com a sua caixa de engraxate.

O que é legal na história? "Tonico" possui temáticas atemporais - afinal, ainda é possível encontrar jovens de família humilde divididos entre a responsabilidade de arrimo da família e a necessidade de ainda manter sua juventude. Para mim, a trama acaba sendo muito próxima à trama da canção "Espelho", clássico samba de Nogueira. Escuta só:


Tentando não enfiar spoilers demais - embora seja difícil - o final de Tonico se cola ao início do livro que continua a saga: Tonico e Carniça (1982).


DETALHE IMPORTANTE: Rezende faleceu logo depois da publicação de Tonico. Sobrou apenas uns apontamentos sobre a continuidade da obra - e coube ao amigo Assis Brasil continuar a saga.

Mas, vamos lá, sem spoilers excessivos: a pendenga entre Tonico e família é resolvida aos poucos ao longo da história, e a história de Carniça - cujo nome da certidão é Valter - é mostrada de forma mais forte, com o rapaz tentando um novo caminho para a sua vida, com o apoio incondicional do amigo. Criando uma sociedade, eles percebem que, mesmo tentando o caminho mais limpo, não estão livres do preconceito e dos perigos.

O que é massa na história? O ritmo da história é um pouco menos pesado do que o livro anterior - ao menos no começo. Mas, mesmo com a troca de mãos, não se perdeu a essência da história; pelo contrário, colocar o Carniça como um personagem real e não somente na ótica que o Tonico coloca (heroico, super corajoso): ele tem pensamentos, ele tem desejo de melhorar, ele é um jovem com sonhos, como o amigo que em tempo algum lhe coloca em dúvida. Não que o primeiro livro seja ruim ( e não é), mas acho o segundo mais interessante. Até mesmo o final aberto acaba sendo uma boa jogada do Assis, porque dá margem para refletirmos sobre o futuro dos personagens.

Uma dica: se for pra ler, leia um seguido do outro. Primeiro, porque são obras pequenas - 70 a 80 páginas por livro. Segundo, porque - como já disse - uma história é complemento da outra, então não vai ter uma "elipse temporal" entre elas. E nem espere que um livro vai fazer resumo do outro, o segundo livro vai trazendo apenas as linhas que realmente importam para a trama atual. Como falei, é uma saga. E vale a pena ler.

Tem como ler os dois livros? Sim. Clica nos nomes e tu vai poder ler Tonico e Tonico e Carniça via web mesmo!

É, pra quem tava protelando, acho que o trabalho foi intenso, né? Bom, quem sabe em breve eu vá continuando o papo. Até mais.




Nenhum comentário:

Será que você também aguenta esse aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...