terça-feira, 1 de junho de 2010

Meu mundo pelo "Ludo Real"...



Sabe...
De todas as músicas que eu conheço de Chico Buarque (e olhe que eu conheço QUASE todas dele, e gosto de praticamente todas elas), esta música postada aí em cima é a que, de longe, mais me marca.
Por quê? Alguém me indagaria.
E eu diria, de cara:
"Não sei..."

"Ludo real" é uma música simples, um poema curto e um tantinho torto para algumas cabeças (que pessoa irá sacar a poesia que há num ser que consegue "saltar de sonho em sonho", ou cruzar o rio sem se molhar? Só doido, né?), reconheço. Mas são os simples detalhes desta canção que fazem com que ela seja, de longe, a minha favorita entre todas as músicas de Chico.

Motivos?

1 - Sou um saco para gostar sempre das mesmas músicas que o mundão gosta. Já passei da fase em que as músicas de protesto de Chico eram minha filosofia de vida...

2 - A conheço e a canto desde MUITO pirráia. E quem me conhece sabe, eu sou extremamente fiel às paixões musicais adiquiridas nos meus verdes anos.

3 - O puro romantismo que dela se revela. Pô, preciso dizer mais do que isso???

4 - Tá no disco mais belo, das músicas mais bonitas, da estrutura mais tenra, de toda a obra de Chico. Aliás, acho "Francisco" um disco inteiramente fodástico!

Poderia dizer - e diria, se tivesse tempo! - mil e trocentas coisas a mais sobre essa música. Mas vamos deixar subtendido, legal?

Mas...a coisa mais importante, mais valiosa nesta música, é a facilidade com que ela me faz "viajar", me faz sumir do meu mundo. Onde quer que eu esteja, pra onde quer que eu vá, se eu ouvir essa música, eu me perco de mim mesma, e do que me cerca. Tudo se imobiliza para que eu a aprecie intensamente, como se fosse a primeira vez.
E onde está o impacto? Nos acordes que introduzem a canção? No desejo inerente de encontrar alguém a que eu possa dizer estas palavras tão belas? Na vontade de que, um dia, alguém me veja dessa forma? É difícil definir, com exatidão, aonde se foca a minha emoção - tão tremenda e pulsante - por esta música. Simplesmente, a amo. De uma forma surreal.

Bem, disse muito, né? E olhe que eu disse que seria econômica em minhas palavras, quando porventura publicasse alguma música. Mas, vamos falar a verdade, essa não é uma partícula do "Inclinações Musicais", como era meu desejo inicial. É mais confessional, é mais do que simplesmente pegar um vídeo e colocar aqui.
É simplesmente um grande e verdadeiro amor. E com grandes e verdadeiros amores, é injusto colocar apenas breves palavras - é preciso simplesmente que se ame (mesmo que isso signifique trocentas palavras num texto só!)

Allors...Espero que a estimem, é uma partícula de mim!

^^

Um comentário:

jojo disse...

Gostei muit odo Layout do seu blog e o conteud oé bem filtrado ... limpo , simples e coeso ... parabens ... COISA CHATA. Xerunda pra tu

Será que você também aguenta esse aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...