quarta-feira, 4 de agosto de 2021

A VIDA DA GENTE, PELA SEGUNDA VEZ: O tempo passou, alguma coisa mudou... Mas nem tanto. (sobre a treta principal)


 Hoje, ao pensar em voltar a escrever, decidi colocar uma visualização sobre uma novela que marcou muito minha vida e que, anos depois - graças às reprises "proporcionadas" pela pandemia de COVID-19, tenho acompanhado, tanto em cenas (se bem que isso, em específico, não vale: fazia isso YouTube afora há anos), quanto em burburinho.

E, por isso, hoje eu vou falar sobre "A Vida da Gente". 

Detalhes sobre a trama, clica aqui!

 Pra falar desta novela - a estreia da autora Lícia Manzo (que está pra estrear no horário das 9 em breve) - preciso me situar enquanto pessoa. A novela passou entre setembro de 2011 e março de 2012, período que, por conta da depressão da minha mãe, fiz das novelas uma válvula de escape. Tá, ok, esta aqui nada tem de super aliviante, já que, como aquele teu amigo sem noção deve ter dito, "todo mundo tem problemas", tendo em vista que nenhum deles escapava de um momento tenso e direto, ninguém foi só "o amigo conselheiro", todo mundo tinha um sofrimento e um detalhe escroto na personalidade. Ou melhor, quase todos!

Mas, para mim, a novela serviu bastante. Ela era suave o suficiente pra que pudéssemos assistir e contemplar cenas belíssimas, nos emocionar com cenas de impacto, como a volta da Ana do coma; das palavras, como as da Manu ao longo dos anos sem a irmã e tentando manter um elo através do blog; além de ter o ultimo capítulo mais bonito que assisti na minha vida. 

Enfim, a minha cabeça, dos 25 ao 35, mudou um pouco. Só que esse pouco conseguiu abrir mais os olhos para algumas coisas - em especial a conduta masculina, quase toda composta de homem fraco - que eu não gastei muito tempo focando outrora. Detalhes que ficaram mais claros após anos de reflexão cotidiana sobre a vida. Detalhes que, apesar de tudo, não mudaram em essência o que eu tinha de impressões sobre os personagens e as situações. Por isso, aconselho a sentar e tomar um café, porque "precisamos conversar", como 90% da novela fala...

Coisa importante que a titia aqui precisa falar: aqui, eu sempre fui a #teamManu, mesmo ciente de que a novela não era baseada em rivalidade. Como a Marjore Estiano disse, na época, Manu e Ana eram "o verdadeiro casal da trama", eram as pessoas cuja ligação passa por problemas, obstáculos, pessoas atrapalhando, pessoas tentando ajudar... Enfim, o real foco da novela eram ELAS, não as relações amorosas delas, não propriamente o amor que elas sentem pelo mesmo mané (vulgo Rodrigo). 

Mas, eu nunca deixei de amar a Manu desde o começo. De "escada" pra Ana brilhar, ela se tornou forte, capaz de controlar as rédeas da sua vida e segurar as pontas quando era necessário. Só que, obviamente, carregava todos os traumas e sofrimentos do passado - o que, ao meu ver, a punha em situações humilhantes, como quando brigou com a Ana quando esta voltou do coma, dizendo que "daria" o marido para a irmã. Pelo amor de Jesus Cristinho! Sem contar que, quando decidiu deixar tudo pra trás, praticamente não pensou no sofrimento da sobrinha-filha... Ato egoísta e cruel para uma menina que, no meio desta treta toda, recebia toda lição de "como não ser adulto" dos seus responsáveis.

Aliás, nesse papo aí, bora ser justo - a Manu conseguiu fazer um feito que, dentro das novelas, foi um ponto fora da curva: disputar um homem com a própria irmã sem nenhuma atitude desleal. Ah, Thaís - dirá você, ao ler - Ela roubou o Rodrigo da Ana enquanto ela estava em coma! Legal, beleza, mas o Rodrigo era um homem, não um objeto pra ser roubado de ninguém, e, ainda por cima, solteiro, disponível e, em dado momento, com laços estabelecidos ao longo de ANOS, não de momentos. Momentos, na verdade, ele dividiu com a Ana; não a vida. Não a transição do menino para homem. Não o crescimento, a evolução pessoal. Quando a gente constrói uma identidade, se torna adulto, o estabelecimento de laços baseados na cumplicidade e no companheirismo, e não nos amores impetuosos e repletos de pontas soltas em seu percurso, se tornam essenciais. E é nisso onde dá pra defender o casal Rodrigo e Manu... Se não fosse o Rodrigo.

Sobre esse, a única coisa que consigo pensar é que ele consegue ser pior que a Manu no carregamento de passado ruim, ainda que ele tivesse tido oportunidades de recomeçar a sua vida (afinal, até outra mulher lhe surgiu na frente, na primeira fase). Cria situações extremamente constrangedoras tanto pra Manu como para Ana, toma decisões sem pensar em detalhes, como conversar com as pessoas primeiro (a dica da Ana dar um cachorro pra Júlia ou de chamar a Manu para o Dia das Mães, duas dicas que fizeram as duas se voltar contra ele), nunca sabe quem quer e nunca tem noção de assumir os B.O's de forma convincente, como quando ele, mal tendo chifrado e se separado com a mulher, tava incomodando a Ana pra enfim já ficarem juntos. Ou, mal separado desta, fica tentando chamar a atenção da ex. Embora eu aceite o final que lhe foi dado (porque foi justo), não teria sido muito ruim se ele tivesse ficado solteiro... 

Por sinal, final que a Ana também merecia... Se eu não tivesse aparado algumas arestas com a personagem ao longo dos anos. Pensando nas diversas variáveis que a novela teria seguido se ela não tivesse ficado em coma, em apenas uma delas eu considerei que a atleta conseguisse superar a sua dependência psicológica da mãe. E, por isso, dá pra dizer que o coma é um grande ponto-chave para esta superação emocional: a Ana DEIXA DE VIVER em nome do que a mãe queria. Por isso também não dá pra culpar a Manu: a única coisa que a Ana não fez foi conseguir falar a verdade que escondeu durante toda a primeira fase. De resto, ela sucumbiu à todas as vontades da mãe, deixando uma bagunça por trás dela. Amor que não sobrevive por mais que uns beijos e uma transa na cachoeira, uma filha que estava como irmã, sendo-lhe até negado o direito de ficar perto dela, uma irmã desamparada que a amava tanto A PONTO DE ACHAR VÁLIDO QUE A ÚNICA FORMA DE SE LIVRAR ERA FUGINDO COM UM BEBÊ DE CARRO NA MADRUGADA, porque a Ana não tinha coragem de peitar a mãe... Coisa que, batendo a real, foi bom de ver na segunda fase, quando ela passa a viver de verdade como pessoa, como mulher, como senhora de si mesma, como profissional. Só fico triste porque ela consegue gerenciar melhor o profissional do que o emocional, onde ela prosseguiu agindo de maneira bem acidentada, trombando em meio mundo e nada conseguindo.
O único puro nesta bagaça é o Lúcio mesmo. E isso porque o Gabriel - interesse amoroso da Manu - chega quase no fim, sendo impossível de competir nesta seara. O Lúcio é, provavelmente, o sonho de consumo de 99% das mulheres, e não tô falando por ser o Thaigo Lacerda (o que provavelmente, sozinho, gabaritava), mas pelo tipo de pessoa que ele é: gentil, acolhedor, dedicado, firme e forte. Chega dava pena ver ele sendo "vitimado" pela dificuldade da Ana em se impor emocionalmente e de enxergar as suas reais necessidades. É aí que a mesma cantilena em negrito que disse pra Manu e Rodrigo se repetiria... Embora a construção do elo tenha sido mais rápida, ao menos para a Ana. Mas ninguém falou do tempo do amor, mas da forma madura do amor, né mesmo? Afinal, Manu e Rodrigo passaram anos morando juntos e nada desenvolveram até o coma da Ana. Lúcio já estava fascinado pela Ana antes dela acordar do coma. O amor maduro não tem ponto de partida definido, mas as virtudes, sim.

O que me leva à ideia do final, que tem sido um grande debate em tempos que alguns autores tem feito finais - e mudado - a partir da opinião do povo (a treta tá cá), não consigo imaginar final mais doce e poético do que o que teve. E, onde PRINCIPALMENTE os laços do amor verdadeiro se estabeleceram em imagens simbólicas.



(Era para eu falar mais, porém existe um troço chamado cólica e também falta de inspiração pra seguir escrevendo. A única coisa que eu posso falar é que, com certeza, vai ter uma parte 2. Vai sim!)



 
 

Nenhum comentário:

Será que você também aguenta esse aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...