sexta-feira, 2 de março de 2012

O Tempo ainda é Rei.


Queria dizer estas palavras assim fácil: Não me iludo. NÃO ME ILUDO.
Mas seria uma meia verdade.
Não verdade.
Não mentira.
Seria apenas um adjetivo junto de um substantivo altamente abstrato, que é essa tal de "verdade".

Mas tudo permanecerá do mesmo jeito.
Os dias passam.
As pessoas passam.
As coisas flutuam.
Os fatos acontecem pelo mundo. Com meus amigos, minha família. Com aqueles que eu sei que amo, com os que não merecem o meu amor.

Mas ainda me iludo... Um pouco.

Nestes dias, falei uma das poucas coisas que saíram sinceras, ao se referirem à mim mesma: não se esconde a essência, ainda que usemos máscaras.
É a pura verdade.
Por mais que eu quisesse e simulasse não se importar com nada e com ninguém, não é essa a marca maior de minha existência; não foi para isso que nasci e cresci. Eu vivi para aprender com as pessoas, para compreendê-las, ainda que eu mesma não tenha aprendido a lidar com meus instintos egoístas, tão frequentes e tão capazes de ferir as pessoas que amo, tantas e tantas vezes.
O niilismo que pus como armadura, no ano passado, foi uma tentativa - aliás, inútil - de não mais me entregar à nenhuma emoção que me tirasse dos eixos. Estava realmente convencida que merecia ser Soledade, de fato e direito. Cigana, solitária, misantropa. Alguém que sempre levou como fator incontestável de que nada é eterno nesta vida, que tudo um dia acaba, muda, se esquece...
E eu, justamente eu, que me vejo hoje caindo na pós-modernidade de acreditar que nenhuma verdade é absoluta, que tudo na vida não passa de meias-verdades.
Que Deus me perdoe, mas a verdade e a mentira absolutas não existem...

Sim, ainda acredito no Tempo.
Ele ainda é o senhor de nós, ainda que pareça por nós ter sido subjugado.

É no Tempo, agora, que deixo à minha vida.
No que tange às pessoas que amo, às escolhas que algumas delas precisam tomar... E uma delas, em relação à mim.
Não adianta eu me lamentar, chorar, me enfraquecer perante à vida. Vai mudar alguma coisa?

Vou lutar. Vou tentar. Vou recomeçar. Vou me libertar.
Primeiramente por mim; preciso ser forte.
Mas também para os outros... Quero ser forte para vocês, que fizeram de minha vida um pouco mais suportável de ser vivida.
Ah, suportável... Mais uma meia-verdade, e vocês sabem disso, né?

A vida segue... E Deus me ajude.

"Não me iludo
Tudo permanecerá
Do jeito que tem sido
Transcorrendo
Transformando
Tempo e espaço navegando
Todos os sentidos...

(...)

Tempo Rei!
Oh Tempo Rei!
Oh Tempo Rei!
Transformai
As velhas formas do viver
Ensinai-me
Oh Pai!
O que eu, ainda não sei
Mãe Senhora do Perpétuo
Socorrei!...

(...)

Não se iludam
Não me iludo
Tudo agora mesmo
Pode estar por um segundo..."

(Gilberto Gil - Tempo Rei)



Nenhum comentário:

Será que você também aguenta esse aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...