quinta-feira, 27 de junho de 2013

"RENATO RUSSO - EQUILÍBRIO DISTANTE"
(1995)


Demorou horrores de tempo, mas enfim consegui meu intento!
Falar sobre Renato Russo, sem cair na linha "tou seguindo a modinha por causa dos filmes"... Sério, ia ficar fula da vida caso viessem com essa (agora, levo na onda, tá? Hahahahahahaha)
Enfim, enfim...
A primeira vez que ouvi falar deste disco (surpresinha!) foi quando estava lendo uma revista da época, com a idade da época (não me perguntem qual era, só digo que eu era muito novinha!), que falava também de outro disco: "Abrigo" (Marina Lima, uma das minhas divas!). Mas o destaque para o líder da Legião Urbana era surpreendente pela revista. Foi uma das poucas vezes que tive que concordar com a Veja...
É, milagre desses acontece de vez em quando!
Não foi o primeiro disco solo do Russo - ele lançou, no ano anterior, o disco totalmente em inglês ("The Stonewall Celebration Concert"). É quando ele desperta o interesse para a música italiana, dá a ideia para a gravadora e vai para Itália, onde não só se aprofunda na música como também na cultura (vocês sabem tão bem quanto eu que o Renato tinha ascendência italiana, né?)

O disco consegue emplacar três grandes hits:

1- "Strani Amori" que rendeu até um video-clipe onde Renato aparece pela última vez.
Como eu sou muito ágil, achei o clipe, hahahahahahahaha:



2- "La Forza Della Vita" que fez parte da trilha-sonora da novela O Rei do Gado,
3- La Solitudine.

Quatro das faixas do álbum ("La solitudine", "Gente", "Strani amori" e "Lettera") são covers da cantora italiana Laura Pausini, que na época que o CD foi lançado ainda era desconhecida no Brasil. E, na boa, as versões dela são mais bonitas... Desculpaí, Renato! =}
Mas, para não perder a linha, vou destacar as minhas favoritas, lógico: "Venti Del Cuore","Dolcissima Maria", "Due" e "Piú O Meno" - o sussurro dele nesta música é de matar um! Não que eu não goste das outras, é claro. Curto bastante. Mas, tenho que favoritar, senão fico só sendo uma reprodutora de opiniões.
Ah, outro destaque vai para a versão italiana-bossa-nova da música eterna de Lulu Santos, "Como uma onda". Ficou interessante.

Outro destaque da obra é capa do disco: formada por desenhos de Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, que representam o Pão de Açúcar, o Estádio do Maracanã, o Coliseu e a Torre de Pisa (grafada como Torre de Pizza... Era um gurizinho o Giuliano, né? Vamos descontar...).

Como ando muito boazinha ultimamente - e como adoro facilitar o serviço de vocês, claro! - deixo o disco TODINHO aqui. Para vocês não saírem correndo para ir ouvir! ^^



Faixas do disco:

1 - Gente
2 - Strani Amori
3 - Venti Del Cuore
4 - Scrivimi
5 - Dolcissima Maria
6 - Lettera
7 - La Solitudine
8 - Passer
9 - Come Fa Un 'Onda ( Como Uma Onda)
10 - La Forza Della Vita
11 - Due
12 - Piú O Meno
13 - La Vitta Á Adesso


Então, alminhas caridosas... No mais, sem mais!
Isso aí!
E, em breve, mais dicas! \o/

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei a dica insana... a seguirei minha anja do bom gosto! =D

Será que você também aguenta esse aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...