terça-feira, 16 de agosto de 2011


 


Revendo poesias guardadas... E vendo que ainda tem muito surto a ser reproduzido!

 
PERSONAGENS

Sou atriz, no meu palco do submundo,
interpretando um papel, que eu já conheço a fundo,
que é o papel da utopia.
Sou aquela que trabalho suado, e por todo o dia;
surgindo nas mentes dos homens, a apresentar
uma chance às misérias do mundo escapar,
ou até a exterminá-las, dependendo da sua ambição.
Posso ser fugaz, levando consigo a decepção
da realidade que impede o sonho do homem continuar;
posso ser semente, do bem e do mal; que, na mente a cair,
germino em concretizações de extrema validade:
Se boas, trazendo o bem para alguma parte da humanidade;
Se más, reservando o ódio, violência, preconceito e temor.
À essa personagem, dedico todo o meu fervor
cego e ilimitado de uma alegre criança;
mas bem melhor seria se eu interpretasse a esperança!
Ela é a luz dos olhos dos doentes e desvalidos;
é o caminho de flores a quem tem pés sangrando de espinhos.
É vendida como alimento em um mercadão
e tmabém promessa de político em eleição.
Pensando bem... Ai, se eu pudesse optar,
em nenhum desses papéis me ousaria a atuar.
Que eu fosse a morte; que, por mal ou por bem,
é mais justa, e não abandona ninguém!
Ou a vida, torta e complexa personalidade,
a estrela maior neste teatro da realidade!

(2008)

Nenhum comentário:

Será que você também aguenta esse aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...