terça-feira, 13 de março de 2007

Onde está a responsabilidade da humanidade?


O que acontece conosco?Nosso mundo está deteriorando-se e ninguém se dá conta disso????

Por onde se olhe,vemos notícias de assassinatos bárbaros, genocídios tratados como "normais" pela sociedade, corrupções e abusos de poder, o ser humano perdendo o respeito com seu próximo de todas as formas possíveis, seja por cor, sexo, religião, situação social...

E o que fazemos para para isso?

Alguém, por favor, me diga!!!!

Discutimos muito sobre o que se passa em nosso redor, criticamos àqueles que perdem sua vida cometendo ações imperdoáveis; enfim, vivemos falando dos outros, como se somente a eles fosse dado o dever de se melhorar o mundo!

Quantas vezes não ouvi, enquanto criança, que eu seria o futuro da humanidade?Responsabilidade excessiva em cima de um ser que ainda tenta aprender os dígrafos, somas, fotossíntese, datas comemorativas, dentre tantas outras coisas da vida; que, pra ela, mal se iniciou!

Botamos a responsabilidade em cima dos nossos governantes (não que aqui eu os defenda, é bom registrar!); mas esquecemos que, para estes senhores estarem no poder hoje, é porque houve, ontem, o NOSSO VOTO para que esta pudesse se eleger.

E os que se abstiveram; que direito podem ter de reclamar?Quem cala consente, já diz um dito popular.

Passamos, como naquela brincadeira da batata quente, todos os problemas para a mão dos outros; nos apressamos para que esta não nos esquente as mãos, não se tornem problema nosso.

Procuramos deixar os problemas fora dos nossos lares, restrita às letras garrafais do jornal ou à tela colorida da TV.Procuramos dizer que nossos problemas cotidianos são muito mais espinhosos do que se importar com problemas "dos outros" ("o que eu tenho a ver com isso?", "quem pariu Mateus que balance!", "isso não é da minha conta.", etc.,etc...).Até um dia que vemos que foi nossos filhos, pais, esposos, amigos, irmãos, vizinhos, ou simplesmente conhecidos, vítimas de violência, do abuso, das medidas econômicas; enfim, daquela situação, à qual,simplesmente, optamos por manter bem longe das nossas vistas ; que os problemas entraram em nossa casa, viraram assunto principal desde o café da manhã até o último copo d'água antes de dormir.

Aí nos dispomos a reclamar.Aí somos capazes de mover céus e terra, para que se haja justiça no mundo.Aí nos alegramos com alguma conquista, ou nos indignamos com o desprezo da elite dominante, ou o agravamento da situação.

Não quero dizer que é tarde demais para se lutar.Nunca é tarde para abrirmos nossos olhos, lutar por nossos direitos, ver que há mais no mundo do que simplesmente o novo CD do cantor-galã dos "10 Mais", a nova roupa da griffe caríssima, ou o novo visual dos famosos!Mas, infelizmente, é decepcionante notar que só lutamos por algo que nos afete diretamente, que não nos faria a menor diferença (pelo contrário, seríamos capazes até de criticar e condenar, quando necessário) se fosse problema de outros.
É terrível!Revoltante!

É nisso que minha mente se preocupa.Me incomoda saber que faço parte de um mundo egoísta e individualista; que vê o mundo se destruindo, e ainda vive na ilusão de um analfabetismo pol-itico-econômico-social...e que, se não formos rápido, lá se vai o mundo, talvez numa nova guerra mundial, destruído por uma bomba atômica...Seríamos capazes de recomeçar novamente?Ou melhor, será que a humanidade, antes disso, toma tento e vê que precisa-se de ombros para segurar o mundo; pois os daqueles que lutam estão por demais sobrecarregados; e prestes a cair de vez?
Pensemos nisso.



"Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um Revolucionário." (Che Guevara)

Nenhum comentário:

Será que você também aguenta esse aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...