domingo, 24 de junho de 2012

As faces da manipulação.


Duas pessoas, em determinados momentos da vida, me ensinaram a odiar.
A sentir nojo de suas atitudes.
A pensar no que eu faço da minha vida.
Com as pessoas que amo.
Duas pessoas mexeram com as pessoas que amo, e me envolveram em situações desesperadoras apenas para que alcançassem seus objetivos.
Em uma, caí.
Não posso cair mais.

Sempre julgamos que a manipulação vem pelos meios de comunicação. Uma mente fraca que se mantém do lado do que vê, ouve e assimila com os olhos presos num eletrodoméstico que emite fantasias, ideias próprias sobre determinado assunto, mensagens subliminares em coisas aparentemente inofensivas... E nos esquecemos das pessoas que estão no nosso meio, porque estamos apenas criando uma opinião fechada sobre determinado tema.
A manipulação, infelizmente, é muito mais que uma tela de TV.
Ou uma reportagem de jornal.

A manipulação pode ter a face de uma mulher astuta. Um animal político criado, que como uma felina busca em todos os lados uma forma de alcançar os melhores resultados e objetivos para si, passando por cima até mesmo de quem está do seu lado, seduzindo com promessas de um mundo mais abrangente, repleto de prazeres, ranger de dentes, noites exóticas, mergulhos no mundo fascinante da política, sensação de poder (mesmo que esse poder esteja atrelado à ela, sempre...), um futuro melhor do que o esperado...

Duas pessoas a quem amei foram atingidas. Pesadamente.
Hoje, olho nos olhos de um e vejo a mesma expressão.
Cansado. Vencido. Machucado. Subjugado.
Os olhos vermelhos de insônia de hoje, me remetem a um corpo enfraquecido de tempos atrás, que mal conseguia sentir prazer em meio às pressões manipuladoras que a sugavam, que se enfraquecera o suficiente para deixar partir facilmente a quem amava, sem a menor reação.

A face de uma mulher manipuladora, seja que tipo de alvo ela esteja interessada em atingir, o afasta de tudo o que pode ameaçar seu poder. De tudo o que trazia-lhe um sorriso de felicidade. Não que ele não mais sorrisse... Mas os sorrisos deveriam ser fruto das coisas que ela lhe trazia, não de outras coisas. Uma fuga do habitual, por ela proposto, poderia trazer momentos de fúria, brigas, ameaças, tensões. E mais uma quota de responsabilidades que ele teria que satisfazer.
Sempre mais, sempre mais, sempre mais.
Quem está perto é quem sente a tensão maior.

Nos dois casos de manipulação que vi realmente em minha vida, eu me esforcei. Eu tentei acreditar nelas. Mas sempre me assustava, a intuição me dava os sinais de que a face sorridente e fascinante que se aproximava de mim queria dominar algo que eu sabia que era amado por mim. Mas acreditava.
E me vejo frustrada, magoada, sentindo uma fúria tão forte que temo que meu emocional reaja, que eu me enfraqueça, que eu caia.
E sinto um nojo imenso.
Mais profundo que todos os nojos do mundo.


Enfim... Tenho profundo nojo daqueles que se usam do amor e do sucesso para convencer as pessoas de que o melhor lugar , o único, o mais correto seja o que as coloca em seu lado. Que precisa excluir pessoas para se afirmar. Que se usa das mesmas pessoas excluídas para que seu poder seja ainda maior sobre o afetado.
Eu estou profundamente ferida.
Estou tremendamente furiosa.


Sei que Deus, em sua infinita misericórdia, saberá como resgatar a alma de quem eu amo, de um dos meus melhores amigos, dessa dor, desse cansaço. Vou fazer o possível, vou estar do lado. Vou fazer aquilo que não fiz há anos atrás. Não vou abandonar.
Não por desejo de reparação.
Mas por amar verdadeiramente. 


Um comentário:

Priscilanee disse...

Tenho certeza que tudo ficará bem. O amor verdadeiro sempre vence, a amizade sempre vence. ;)

Será que você também aguenta esse aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...