sábado, 22 de junho de 2013

"Há algo de podre no reino da Dinamarca!"

O título acima, espero, justifique a opinião que tenho agora - a situação de apreensão que mantenho há alguns dias, e que - mesmo para mim - parece exagerada e um tanto insana.
Mas, por quê eu me sentiria nervosa?
"O gigante acordou", "muda Brasil" e outras hastags de protesto pelas redes sociais afora DEVERIAM me animar. Os protestos pelas principais cidades do Brasil DEVERIAM me encher de esperança. Mas o que me deixa tão, mas tão inquieta acerca disso?
Simples: todos estão concordando. A mídia faz um ode aos protestos que são pacíficos, e tratam a violência (para não usar um termo tão negativado midiaticamente como "vandalismo") como algo que não é representação da população.
Na verdade, eu mesma sou contra. Mas me sinto estranha ao ver como a coisa está facilitada demais.

Fui ao protesto em Recife na quinta-feira. Lindo, lindo! Mas, porém, todavia, faltava alguma coisa. Interesse real? Aquela coisa de realmente "manifestação" ali? O Hino nacional, as pessoas vestidas de branco... Eu não sei, isso me é muito esquisito. Me incomodou ao longo dos dias, está perturbando meu coração; não há uma... Unificação? Sensação de realismo? A impressão que fica é que saí de um sonho, e que a realidade vai me bater na cara, e com um tapa fenomenal. Como em todos os fins de sonhos.
Fico me perguntando: até onde isso vai? Vejo notícias de sites, onde até mesmo um projeto de lei de "eleição indireta para presidente da república" é colocado em votação... A PEC 37, que vai retirar do Ministério Público o poder de julgar... São tantas e tantas questões dentro do Congresso que me assustam! Até onde isso vai?
Por quê eu tenho a impressão de que tudo acabará em um golpe, em uma mudança de governo e poder que irá nos prejudicar?

Há algo de podre em todo esse nosso panorama. E eu queria estar errada. Mas sinto que não estou.

Nenhum comentário:

Será que você também aguenta esse aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...