domingo, 24 de junho de 2012


ROBERTO CARLOS - 1980



Não é um disco que recomendo às pessoas de mente limpa, tranquila ou feliz. Que fique bem claro.

O disco do ano de 1980, do Rei, é um dos discos que considero o mais denso, o mais profundo da sua carreira. Não tou aqui me baseando em comentários de críticos, ou de viciados no RC, mas em experiência própria, de alguém que ouviu todos os seus discos desde a mais terna idade.
Os acordes deste disco, desde o princípio, me remetem ao mais profundo sentimento inferior - desses que Sócrates e Platão tanto criticavam. Se eles vivessem na época, seria um disco que os incomodaria até o último grau.
Eu não sei se o Aristóteles o entenderia muito como catarse... Já que, em mim, ele relembra, ele atiça desde menininha, uma tristeza que (na época em que minha melancolia era tão fútil e minhas dores eram apenas dores de uma criança como tantas...) bate e volta, sangra e não tem saída... Não tem justificativa. Não tem vento ou diabo que carregue para longe.
Enfim...
O disco que indico hoje é um disco rico de sentimentos, paixões, força. Não sei se é um disco positivo, no que tange à positividade, a atrair sentimentos leves pra se seguir em frente - talvez pela primeira música, a "Guerra dos Meninos", um ode à esperança.
É um disco que, talvez por "Não se afaste de mim" ou "O gosto de tudo", pode ser ouvido a dois, em momentos de profunda intimidade.
Tá, incluo "A ilha", que também é cantada lindamente pelo Djavan... Com menor carga dramática, vale ressaltar.
E, um pouco "Amante à moda antiga", claro! Para os eternos românticos...
Mas, de resto, é um disco que ressalta a solidão, os amores perdidos, a tristeza... Desses discos que se pode emoldurar uma tarde melancólica, com um cálice de vinho branco ou rosé. Desses dias em que relembrar se torna uma necessidade.
Além dessas músicas já citadas, destaco também: "Eu me vi tão só" ( acreditem, foi essa a música que me cedeu a chave para este disco, nos velhos tempos de vinil), "Passatempo" e "Tentativa".

Enfim, eu consegui um link no YouTube para que possam ouvir o disco TODO. Aproveitem:



Caso curtam, deixo aqui o link para download.
Bom, é isso, fui!

Nenhum comentário:

Será que você também aguenta esse aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...