terça-feira, 20 de outubro de 2009

Rosas e amores.




E ele disse às rosas:
— Vós não sois iguais à minha rosa, vós não sois nada. Ninguém vos cativou e nem cativastes ninguém. Sois como era a minha raposa, mas eu fiz dela um amigo. Agora ela é ÚNICA no mundo. Sois belas, mas vazias... A minha rosa sozinha é mais importante que vós todas. Foi dela que eu cuidei, ela é a minha rosa!

(O Pequeno Príncipe | Antoine de Saint-Exupéry)


 Tenho pensado muito, suspirado muito, brigado muito - mais comigo mesma. E tenho considerado zilhões e zilhões de coisas na minha vidinha e no que tange ao redor dela.
Como, tipo...
...Considerado que a gente se complica demais, se coloca demais em convenções, em esteriótipos, em teorias, mas no fundo, no fundo, a gente só quer fazer as coisas sem ter medo de ouvir críticas do mundo; mas fica na sua porque a sua própria crítica lhe cai em cima e você a teme mais do que a que vem de fora.
Ou seja, o tabu é de dentro pra fora, e não de fora para dentro.
...Considerado que muita coisa que, pro mundo é algo desesperador, vem da incerteza de ser, existir e viver. Da dúvida que é o amor em si. É, amor também é dúvida. Quem está certo de que ama e é amado, pra valer? Provavelmente, de uma das duas, você terá certeza. Mas, quem tem a certeza das duas, pode-se considerar um vitorioso.
O amor é tão simples, tão fácil...A gente é que se coloca empecilhos, não o mundo. Aliás, o mundo precisou dos homens para criar suas regras de conduta e "moral". Regras que trocentas pessoas criticam, mas um número mínimo consegue escapar de todas elas e ser ele mesmo. O amor deveria ser fácil, amar não precisa passar por tormentas. A não ser que o amor seja, apenas um momento, apenas um sonho.
Se caso for, acho que não deixaria de ser menina.
Menina que sonha, que quer viver imersa em seu sonho, e que, ao ameaçar ser acordada, sempre pede mais um minuto. Quem é adulto, já viveu isso ( que o diga Moacyr Scliar, em um dos seus contos). Claro que esta criança vai ter de acordar uma hora dessas, mas convém apressá-la? Tirá-la às pressas de seu refúgio feliz? É assim que ela não perde sua esperança, que ela pode crescer sem ser um dado negativo nas estatísticas. Crianças infelizes nem sempre dão a volta por cima, são vítimas das desesperaças que colhem sem ter nem plantado-as.
O amor é uma rosa. A rosa caprichosa, exigente e vaidosa de sua beleza. A rosa que se excede e vê aquele que a criou se afastar; mas que o terá de volta, pois é única, especial. O amor é assim. Talvez haja muitos amores numa vida só, mas um foi concebido e criado, construído a partir das dificuldades diárias, dos espinhos, das condições difíceis, do cansaço causado pelos defeitos que todos nós temos (e atire a primeira pedra quem não os tem!), e que vai deixar saudades enraizadas, marcantes, profundas. "O amor verdadeiro deixa marcas", frase dita por Maísa; sim, deixa mesmo. Ninguém ama de verdade, sem deixar uma parte de si n@ outr@.
Ou, melhor dizendo, nas palavras de quem já viveu isso...

"...Mas, este nosso romance teve um ponto final,
E, satisfação ou desespero, bem ou mal,
Sobraram-me marcas que nada ou ninguém farão esquecer
Desse amor que se findou...
Resta-me o consolo de que, hoje, em mim está
O tu que não mais te acompanhará
E,contigo,o eu que não mais sou..."
                                                    (http://recantodasletras.uol.com.br/poesiasdeamor/521372)







Posso dizer que amei, e amo ainda...Mas confesso que já vivi amor verdadeiro, que não foi completo, mas Deus sabe o quanto amei...E, por isso, pingo tintas reais quando digo que Amor deixa marcas eternas, por melhor ou pior que tenha sido. Ainda que não tenha sido correspondido, ou tenha sido fisicamente completo, ou que tenha tido derrotado pelos problemas...Todo amor vale a pena, a não ser quando confundimos amor com dependência de corpo, de sexo. Uma coisa não é a outra. Quem vive, sabe. O desejo pode estar acoplado ao amor, mas em excesso, nem sempre o é.
Penso hoje assim, pois apesar de todas as rosas que trago comigo, apenas uma é a minha rosa, que eu construí, que vi crescer, que vejo florescer em viço, apesar de tudo. Apesar de seus espinhos, suas falhas. É a rosa que tem mais beleza, tem mais cor e graça, por ser única e especial entre todas elas.
Todos os meus amores/paixões são rosas, belas e parecidas, mas nunca iguais. E, entre essas rosas, uma sempre se destacará; apesar de finitas, elas serão presentes em seu jardim de memórias, onde nem o mau tempo, nem o inverno as deixarão murchar...
Mas uma rosa será a mais bela. Para toda a vida.
O amor pode vir de diversas formas. Mas um desses amores, ainda que aparentemente não o seja, é para a vida toda.
   

Nenhum comentário:

Será que você também aguenta esse aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...